Anais do Workshop sobre mudanças climáticas e problemas fitossanitários - 12 a 14 de junho de 2012
Apresentação

Desde 2005 com a certificação ISO 9001, a Embrapa Meio Ambiente buscava oportunidades para disseminar esse modelo de gestão às outras Unidades da Embrapa como uma estratégia de consolidar o modelo, principalmente visando o apoio administrativo e técnico necessários para comprovar a qualidade técnica dos resultados gerados pela atividade-fim.

Assim, o Edital Modernit da FINEP em 2006 proporcionou essa oportunidade e o projeto ISOEMBRAPA foi concebido com esse propósito inicial de difundir a experiência exitosa da Embrapa Meio Ambiente na conquista da certificação ISO 9001. Essa difusão ocorreria não apenas pelo relato do processo, mas por meio de eventos motivacionais e demonstrações a todos os níveis organizacionais da adequação desse modelo de gestão a uma instituição de ciência e tecnologia como a Embrapa.

Unidades que em 2005/2006 já possuíam alguma iniciativa em gestão da qualidade foram convidadas a participar como co-executoras, pois foram identificadas como detentoras de um ambiente mais propício para as discussões que viriam a respeito de qualidade, melhoria contínua, rastreabilidade, controle e outros requisitos demandados pela ISO 9001 e outros modelos de excelência.

Iniciado o projeto, verificou-se de maneira natural, uma ansiedade das Unidades co-executoras de compartilhar boas práticas de gestão, ainda que isoladas de um contexto sistêmico como o preconizado pela ISO 9001. Essa necessidade, sendo real e possibilitando resultados mais imediatos e práticos que poderiam ser apropriados por toda a Embrapa, levou a equipe do projeto a ampliar seu escopo, fomentando a identificação, avaliação e compartilhamento de boas práticas de gestão internamente e externamente pela participação no Programa de Excelência na Gestão da ABIPTI.

Interessante ressaltar que a Embrapa paralelamente caminhou nesse período de forma não sistematizada para a implantação de algum modelo de gestão da qualidade o que permitiu ao projeto ampliar seu escopo com a adesão de outras Unidades e com o alinhamento a projetos e programas institucionais.

Assim, o projeto que começou com uma proposta de disseminar apenas uma experiência exitosa, assumiu proporções mais abrangentes, disseminando outras boas práticas de gestão, proporcionando um importante incremento na capacitação de gestores e de equipes de apoio à gestão em modelos de excelência, além do foco central do projeto que é a ISO 9001.

Como sua atividade final, esse Workshop pretende ser um marco institucional na consolidação do compartilhamento de boas práticas com base nos modelos de excelência apresentados no evento.

Em nome da Comissão Organizadora, ressaltamos que nos sentimos muito honradas com sua participação no Workshop e contribuição ao Projeto ISOEMBRAPA.

Mara Denise Luck Mendes
Coordenadora do Evento
Margarete Esteves Nunes Crippa
Coordenadora do Projeto ISOEMBRAPA
Valid HTML 4.01 Transitional CSS válido!