Embrapa


Embrapa auxilia o país a cumprir o Protocolo de Montreal

29.11.2010

Como signatário do Protocolo de Montreal – tratado internacional que visa à eliminação do uso de substâncias que destroem a camada de ozônio – o Brasil se comprometeu a reduzir o consumo de brometo de metila em 20% até o ano de 2005, o que cumpriu plenamente, e eliminar seu consumo por completo até 2015.
Foto: Eliana Lima

A Embrapa Meio Ambiente (Jaguariúna, SP) participa do Programa Nacional de Eliminação do Brometo de Metila na Floricultura, coordenado pelos Ministérios da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – Mapa, e do Meio Ambiente – MMA e pela Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial - UNIDO. O tratamento de solo com brometo de metila está proibido no país desde 31.12.2006. Até 31.12.2015 o Mapa, o MMA e a Unido pretendem eliminar também a utilização do brometo de metila em tratamento quarentenário e fitossanitário.

O Programa foi baseado não só na eliminação do brometo de metila nos cultivos, mas também no fornecimento de alternativas no processo de tratamento do solo e desinfestação de substratos. Para isso, forneceu aos agricultores conjuntos de caldeiras e injetores de vapor para desinfestação do solo e coletores solares, tecnologia da Embrapa Meio Ambiente, para a desinfestação de substratos.
Foto: Eliana Lima

Além disso, os agricultores contemplados pelo Programa receberam também toda a capacitação técnica na utilização dos equipamentos, no manejo e armazenamento do solo/substrato para evitar reinfestação e em técnicas de Manejo Integrado de Pragas (MIP). A equipe do programa recebeu capacitação no MIP com o pesquisador da Embrapa Meio Ambiente Wagner Bettiol e com Marta Pizzano, membro do Comitê Técnico de Opções ao Brometo de Metila (MBTOC). Os agrônomos foram capacitados em diferentes técnicas para controle de pragas, doenças e material infestante; reutilização do solo ou substrato, a fim de impedir nova infestação e armazenamento.

A equipe esteve também em Jaguariúna recebendo treinamento no uso de coletores solares para tratamento de substratos, determinação do local para instalação do equipamento e manejo do substrato pós-tratamento para evitar nova contaminação. A pesquisadora da Embrapa Meio Ambiente Raquel Ghini, representante brasileira no MBTOC, levou a equipe para uma visita a São Bento do Sapucaí, SP, onde os coletores são usados desde 2001. Cerca de 21 mil m³ de substrato foram tratados com os coletores solares, equivalendo a eliminação de 22.362 kg de brometo de metila.

Segundo o Mapa, o Programa alcançou resultados bastante expressivos, devido principalmente à aceitação do Programa pelos agricultores. Além das visitas técnicas e capacitação dos membros da equipe do Programa e dos agricultores, desde 2007 foram realizadas com as associações de floricultores 11 reuniões, sete workshops e nove dias de campo.

Mais informações sobre o Programa:

Tecnologias econômicas e eficientes garantem a eliminação definitiva do brometo de metila da agricultura brasileira
Projeto da Unido entrega 823 coletores solares a agricultores paulistas
Tecnologia da Embrapa ajuda na eliminação do brometo de metila na produção de flores

Eliana Lima
Jornalista, MTb. 22.047
Embrapa Meio Ambiente