Atlas digital dos cenários climáticos projetados para o Brasil com base no Quarto Relatório do IPCC (2007): variáveis de interesse agrícola
Metodologia

Quando se analisa a distribuição geográfica de temperatura média e precipitação no Brasil no cenário climático projetado, pode-se observar mudanças na sua distribuição, com comportamento diferenciado nas diversas regiões e ao longo dos meses do ano. A estimativa dos modelos climáticos globais é que, em geral, a temperatura média aumentará, porém esses acréscimos não serão uniformes para todo o País. Os comportamentos sazonais da temperatura média do ar e da precipitação pluvial no futuro serão similares ao clima de referência de 1961-1990. Porém, a estimativa dos modelos para a precipitação é mais incerta, com grande variação, com anomalias positivas e negativas, variando entre as regiões e entre os meses do ano.

De forma geral, as projeções dos modelos do Quarto Relatório do IPCC (2007) seguem as mesmas tendências observadas no Terceiro Relatório, porém no Quarto Relatório estão disponíveis simulações de mais de 20 modelos para os cenários de emissão de gases de efeito estufa, enquanto que no Terceiro Relatório foram seis modelos e cada cenário de emissão de simulações mensais do clima foram integradas em décadas centradas em 2020, 2050 e 2080. No Quarto Relatório, por sua vez, as informações das simulações mensais para cada cenário de emissão estão disponibilizadas ano a ano até 2100, resultando em um volume muito maior de dados a ser processado/tratado, propiciando a obtenção de mapas com maior confiabilidade, quando comparados aos relatórios precedentes do IPCC.