Atlas digital dos cenários climáticos projetados para o Brasil com base no Quarto Relatório do IPCC (2007): variáveis de interesse agrícola
Apresentação

O aquecimento do sistema climático global é inequívoco e evidenciado pelas observações de aumento das temperaturas médias do ar e do oceano, conforme o Quarto Relatório do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (Intergovernmental Panel on Climate Change - IPCC), disponibilizado em 2007. Esse aquecimento, segundo as conclusões desse Relatório, é principalmente de origem antrópica com um grau de confiança de pelo menos 90%. As emissões de gases de efeito estufa na atmosfera, devidas às atividades humanas aumentaram 70% entre 1970 e 2004 (IPCC, 2007). Nas últimas três décadas o aquecimento antrópico influenciou em escala global nas alterações observadas em muitos sistemas físicos e biológicos. O gradual aquecimento global provoca alteração na dinâmica da atmosfera, intensificando os ciclos hidrológicos e de energia, e modificando potencialmente todos os aspectos do clima.

O Atlas publicado por Hamada et al. (2010) apresentou mapas das variáveis climáticas de interesse agrícola do período de referência de 1961-1990 e dos cenários climáticos de 2020, 2050 e 2080, projetados pelo Terceiro Relatório do IPCC (2001) para o Brasil. A disponibilização de novas projeções de modelos climáticos globais do Quarto Relatório do IPCC propiciou a obtenção de mapas com maior confiabilidade, quando comparados aos relatórios anteriores.

Anteriormente, esses mapas foram apresentados no livro "Impactos das mudanças climáticas sobre doenças de importantes culturas no Brasil", editado por Ghini et al. (2011). Os mapas fazem parte da abordagem metodológica proposta para o estudo dos impactos das mudanças climáticas sobre problemas fitossanitários. O trabalho apresenta os resultados em uma mídia digital, com consultas em uma forma mais dinâmica e com melhor qualidade visual, facilitando, assim, a análise dos mapas. A realização deste trabalho foi motivada pelo crescente interesse do público em geral ao tema de mudanças climáticas no Brasil.

Valid XHTML 1.0 Transitional CSS válido!