Embrapa


Nova edição do curso teórico e demonstrativo em agricultura orgânica começa em julho

6.6.2014
A Embrapa Meio Ambiente (Jaguariúna, SP) oferecerá de julho a setembro de 2014 nova edição do curso teórico e demonstrativo em agricultura orgânica, destinado a engenheiros agrônomos, técnicos agrícolas, agricultores, ambientalistas e demais interessados na temática. Seu objetivo é promover capacitação para o desenvolvimento de atividades nas áreas de produção, comercialização e assistência técnica de produtos orgânicos.

O programa consta de formação básica em agricultura orgânica, abordando conceitos fundamentais, bem como os critérios utilizados no planejamento e na aplicação prática, e será oferecido em três módulos.
Clique na foto para ampliar e fechar

Foto:Anibal Santos
Aula prática edição 2013


- Módulo I – Introdução à Agricultura Orgânica e Manejo Agroecológico e Agroflorestal (25, 26 e 27 de julho) discute a definição e os princípios da agricultura orgânica, manejo ecológico do solo, a importância dos centros de origem das plantas e sua resistência a pragas e doenças, análise de solos e equilíbrio de bases, a teoria da Trofobiose e práticas agrícolas em ambiente protegido e campo aberto. Esse módulo versa ainda sobre certificação, aspectos legais, manejo agroecológico de pragas e doenças, uso multifuncional da terra e planejamento de sistemas agroflorestais biodiversos, e o conforto ambiental da planta e seu equilíbrio nutricional. Docentes: Ana Primavesi, Marcelo Laurindo, Marcelo Morandi, Hasime Tokeshi, Fernando Ataliba, Fabiana Peneireiro e Patricia Vaz.

- Módulo II - Pecuária e Processamento (30 e 31 de agosto) aborda o manejo e a conservação de pastagens, sistemas ecológicos de produção (ambiência), controle de ecto e endoparasitas, homeopatia animal, produção de leite, industrialização (laticínios), pastejo rotacionado, arborização e consorciação e o Projeto Balde Cheio. Docentes: André Luiz Monteiro Novo, Ricardo Schiavinato e Marco Aurélio Bergamaschi.

- Módulo III – Aspectos econômicos e sociais (27 e 28 de setembro) discute a história ambiental e sociocultural da alimentação no Brasil, as alternativas aos modelos atuais, comercialização, organização e análise estratégica, custo de produção, planejamento de produção, alimentação, saúde e qualidade de vida. Docentes: Carlos Khatounian, Nilson Arraes, Elaine Azevedo e Fernando Ataliba.
As aulas teóricas são formatadas para oferecer os fundamentos necessários para o entendimento prático e serão ministradas no período da manhã, enquanto que as aulas demonstrativas ocorrem no período da tarde, para discussões e troca de experiências com produtores orgânicos. Como nas edições anteriores, o curso será realizado em parceria com o Sítio Catavento (Indaiatuba, SP) e a Fazenda Nata da Serra (Serra Negra, SP).

O valor da inscrição, incluso material didático, certificado e coffee-break, é R$ 1.600,00 parcelado em 2 vezes. Para pagamento à vista haverá 10% de desconto. A inscrição deverá ser efetuada até 27 de junho no site do evento.

Vagas limitadas.

Cristina Tordin
Jornalista, MTB 28499
Embrapa Meio Ambiente