Editoração: Silvana Estevão 
Histórico
O que é Coral?
Repertório
Integrantes
Apresentações
Galeria de Fotos
Acesse também

.

.



.
Histórico

Para ampliar a qualidade de vida de seus empregados e com o objetivo de contribuir para o crescimento musical e cultural dos participantes, além de promover um ambiente de trabalho mais agradável, a Embrapa Meio Ambiente mantém, em parceria com a AEE – Associação dos Empregados da Embrapa e com o SINPAF -  Sindicato Nacional dos Trabalhadores de Pesquisa e Desenvolvimento Agropecuário/Seção Campinas, o Coral Harmonia.

O Coral foi criado espontaneamente em 1999 por empregados, estagiários/bolsistas da Embrapa Meio Ambiente e funcionários das empresas prestadoras de serviço, como mais uma opção de ampliar a qualidade do tempo dedicado à empresa. Desde sua fundação em 12 de agosto daquele ano o Coral Harmonia (nome escolhido entre os participantes) tem a regência de  Luiz Hipólito Ribas, graduado em Música e Regência pela Unicamp e abrange a Região Metropolitana de Campinas, SP.  Juntos têm realizado apresentações em solenidades e eventos internos e externos organizados pela Empresa e também em instituições beneficentes, principalmente em Jaguariúna. As apresentações ocorrem também em escolas públicas de educação fundamental, em instituições beneficentes da região, em outras Unidades da Embrapa e eventos organizados por instituições públicas e privadas da região.

A idéia de formar um coral dentro da Embrapa Meio Ambiente surgiu com a apresentação do Coral Infantil da Sanasa, durante a Semana do Meio Ambiente, realizada em junho de 1999, em Campinas, onde a Embrapa participava com um estande. Na ocasião, o Coral Infantil da Sanasa se apresentava sob a regência de Hipólito. Convidado a formar um novo Coral, aceitou o desafio. “Para mim é sempre um desafio formar novos corais de empresas, com pessoas que não têm nenhuma formação musical”, salienta.

Os empregados adotaram a idéia e hoje o Coral Harmonia já faz parte de sua rotina, como no caso de Carlos Pazzianotto. ”Adoro trabalhar aqui, pois assim posso ir aos ensaios e apresentações do Coral”, complementa sorrindo. Para a soprano Maria Teresinha Siscaro de Carvalho, que participa do coral desde sua fundação, a primeira apresentação, no Restaurante da Unidade, foi a mais emocionante.

“Quando o Coral do Instituto Louis Braile veio se apresentar aqui com o nosso Coral eu até chorei. Fiquei muito emocionada por ver a força de vontade dos participantes”, comenta Edislene Bueno Ruza, empregada da Embrapa Meio Ambiente.

A Embrapa Meio Ambiente apóia e participa desta ação, oferecendo suas instalações para que os ensaios semanais de 50 minutos aconteçam numa parte do período de horário de almoço dos integrantes. Além disso, fornece o transporte e libera os empregados quando ocorrem apresentações externas.

A supervisão e o acompanhamento são feitos diretamente pela Chefia da Unidade por meio do Setor de Gestão de Pessoas, sendo esta atividade incluída nas ações de Qualidade de Vida, o que vêm estimulando o grupo a se dedicar com mais ênfase à atividade, pois aos olhos dos ouvintes é percebido o impacto que as canções proporcionam no breve momento que passam assistindo ao Coral. “Isto tem despertado sentimentos de caridade e de solidariedade entre os empregados”, comenta Katy Anne Guimarães, assistente social lotada no Setor de Gestão de Pessoas.

Atualmente, o Coral é formado por cerca de 20 empregados da Embrapa, estagiários e colaboradores de empresas terceirizadas.


.Voltar

Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa
Todos os direitos reservados, conforme Lei nº 9.610
Política de Privacidade
www.cnpma.embrapa.br/sac
Embrapa Meio Ambiente
Rodovia SP 340, km 127,5
Jaguariúna - SP - Brasil - CEP 13820-000
Fone: (19) 3311-2700  Fax: (19) 3311-2640