Atlas digital dos cenários climáticos projetados para o Brasil com base no Quarto Relatório do IPCC (2007): variáveis de interesse agrícola
Apresentação

O trabalho destina-se, principalmente, a divulgar ao público em geral as projeções apresentadas no Quarto Relatório do IPCC de 2007. Essas projeções são oriundas de modelos climáticos globais e fornecem uma base quantitativa para estimar as probabilidades de muitos aspectos das mudanças do clima do futuro. A confiabilidade desses modelos tem aumentado com o passar do tempo em função dos acelerados avanços científicos em relação ao entendimento dos processos naturais e do desenvolvimento técnico-científico da modelagem do clima; apesar disso, deve-se ter em conta que as projeções climáticas apresentam níveis de imperfeições e incertezas advindas das características inerentes de um modelo matemático, da própria dinâmica do sistema climático e do atual nível de conhecimento científico.

O Atlas em questão deve ser visto como uma ilustração das possíveis alterações climáticas resultantes do aumento da concentração de gases de efeito estufa no planeta e não como ponto de partida para outras aplicações, sem as devidas considerações. No futuro, com o melhor entendimento das incertezas, da maior variedade de medições e da análise de numerosos conjuntos de dados, as projeções climáticas serão mais confiáveis e este trabalho estará sujeito às variações e melhorias.

Este Atlas apresenta os mapas mensais de seis variáveis para o período de referência de 1961-1990 e dos cenários B1 e A2 para os períodos de 2011-2040, 2041-2070 e 2071-2100, além de figuras, tabelas e dados originais de precipitação pluvial e temperatura média do ar, com recorte para o Brasil.