Início - Embrapa Meio Ambiente

 

Microrganismos Endofíticos: fungos, bactérias e actinomicetos que vivem no interior de plantas, sistemicamente, sem causar danos.
O Projeto


Resumo
-
Summary - Introdução - Objetivos - Justificativa - Revisão de Literatura - Materiais e Métodos
Referências Bibliográficas - Equipe - Cronograma - Infra-estrutura

METABÓLITOS SECUNDÁRIOS PRODUZIDOS POR MICROORGANISMOS ENDOFÍTICOS

    A maioria dos microrganismos produtores de antibióticos é comumente encontrada no solo No entanto, certos endófitos também têm-se mostrado potentes produtores de antibióticos, dos quais muitos com propriedades de uso na agricultura e na medicina. O taxol, um diterpenóide produzido pela planta Taxus brevifolia e largamente utilizado no tratamento de câncer mamário e de útero, é também produzido por um fungo endofítco, o Taxomyces andreamae encontrado dentro de T. brevifolia (Stule et al., 1993). Azevedo (1998) observa que alguns compostos de origem vegetal, também são produzidos por fungos que habitam esses vegetais, indicando haver uma transposição de genes entre plantas e fungos em uma verdadeira engenharia genética in vivo.

    Fisher et al. (1884) detectaram atividade antibiótica em 10 dos 24 isolados de fungos endofíticos obtidos de 5 espécies de Ericaceae. Entre os 10 isolados, 5 apresentaram atividades antifúngicas e antibacterianas ao mesmo. Fisher et al. (1986) ensaiaram 25 isolados do hospedeiro Ulex europeus e U. gallii e encontraram atividade antibiótica em 4 desses isolados.. Os isolados de Coniothyrium spp., produziram uma ampla faixa de atividade antibiótica em ambos os ensaios. Em nenhum dos ensaios descritos, houve preocupação de se verificar de forma exaustiva a produção de antibióticos pelos isolados endofíticos, mas ambos confirmam a hipótese de que os endofíticos estariam aptos a competirem com os antagonistas (Fisher et al., 1984a).

    Biis & Pollshook (1991) fizeram algumas interessantes considerações a respeito do potencial de alguns endofíticos. Apesar de não darem destaque especial a qualquer fungo, os autores afirmaram que esses microrganismos, em relação às suas aplicações biotecnológicas, poderiam ser ser encontrados não entre os endofíticos mais frequentes mas entre os mais especilizados, raros e restritosa certos hospedeiros.

    Antibióticos e outros metabólitos produzidos por endofíticos podem ser usados para controle de doenças de plantas. Acremonium caenophialum, um endofítico de gramíneas, têm efeito inibitório sobre vários patógenos (White & Cole, 1985). Bactérias do gênero Erwinia ocorrem no interior de plantas de soja e produzem metabolitos que protegem a planta contra o ataque de Pseudomonas syrigae pr. glycinea (Voltsch et a.l., 1992).

    Actinomicetos, bactérias e fungos estão entre os produtores mais conhecidos. A vasta maioria de antibioticos em uso é produzida por actinomicetos e em particular por membros do gênero Streptomyces. Entre os fungos, Penicillium e Cephalosporium spp. são os mais conhecidos. Bactérias dos gêneros Bacillus e Pseudomonas são também estudadas como produtoras de potentes antibióticos, como B colistinus, produtor da colistina; B. brevis (tirotricina); B. licheniniformis (gramicidinas); B. polymycia (polimixina,etc).


Início - Embrapa Meio Ambiente Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento

Site Oficial do Projeto "
Diversidade de Microrganismos Endofíticos e seu Potencial Biotecnológico"