Início - Embrapa Meio Ambiente

 

Microrganismos Endofíticos: fungos, bactérias e actinomicetos que vivem no interior de plantas, sistemicamente, sem causar danos.
O Projeto


Resumo
-
Summary - Introdução - Objetivos - Justificativa - Revisão de Literatura - Materiais e Métodos
Referências Bibliográficas - Equipe - Cronograma - Infra-estrutura

ESTUDOS DE DIVERSIDADE MICROBIANA POR TÉCNICAS MOLECULARES

RAPD (Random Amplified Polymorfic DNA)

    Os polimorfismos podem auxiliar na determinação de grupos de taxa relacionados entre si, na análise parental em espécies de animais domésticos e silvestres, na identificação de indivíduos para programas de melhoramento em cativeiro para espécies postas em perigo, em comparação de plantas selvagens e cultivadas, e na estimativa dos níveis de autofecundação e fecundação cruzada em populações. Eles devem também ser essenciais, por exemplo, no mapeamento de locus de caracteres quantitativos (QTLs), em plantas cultivadas e no mapeamento do genoma humano (Bowditch et al., 1991).

    Embora técnicas modernas para estudo de polimorfismos tenham proporcionado novas pesquisas, elas têm algumas limitações. Por exemplo, análise de RFLP requer quantidades razoavelmente grandes de DNA genômico (freqüentemente não disponíveis para materiais raros, antigos, e/ou materiais coletados do campo) e sondas que devem ser específicas a um grupo ou a um organismo. Ensaios de PCR (polymerase chain reaction), embora requeiram muito menos DNA genômico, dependem do conhecimento parcial ou completo, da seqüência de DNA do genoma do organismo ou do gene em estudo. Williams et al. (1990) descreveram uma técnica para detectar polimorfismos de DNA que chamaram de RAPD (random amplified polymorfic DNA). A referida técnica requer apenas pequenas quantidades de DNA, e nenhum conhecimento anterior do genoma em questão é necessário. A técnica baseia-se em amplificação ao acaso de fragmentos de DNA, por meio de PCR, usando iniciadores curtos e de seqüências arbitrárias. Ela detecta polimorfismos abundantes na maioria dos organismos e apresenta vantagens em certas circunstâncias, sendo uma ferramenta básica para estudos genéticos de organismos relacionados (Bowditch et al., 1991).


Início - Embrapa Meio Ambiente Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento

Site Oficial do Projeto "
Diversidade de Microrganismos Endofíticos e seu Potencial Biotecnológico"