Início - Embrapa Meio Ambiente

 

Microrganismos Endofíticos: fungos, bactérias e actinomicetos que vivem no interior de plantas, sistemicamente, sem causar danos.

 

MANDIOCA

Reserva dos Índios Pataxós, em Santa Cruz, Cabrália, Bahia onde plantas de mandioca foram coletadas.

Reserva dos Índios Ticunas, Amazônia

  • Descrição da planta:
    A mandioca (Manihot esculenta Crantz) é uma planta arbórea cuja origem e distribuição, acredita-se, ser o Brasil. O gênero apresenta cerca de 98 espécies e a característica mais utilizada na classificação popular de etnovariedades de mandioca é a diferença entre o sabor amargo ou doce que muitas vezes está correlacionado com a presença de ácido cianídrico em diferente concentrações, que conferem toxicidade à cultura.
  • Locais de coleta:
    Microrganismos endofíticos foram isolados de variedade cultivadas, plantadas no Estado de São Paulo e de etnovariedades (variedades selvagens) cultivadas na Amazônia e na Bahia.
  • Resultados

Globalmente, foram isolados 461 bactérias e 210 fungos, a partir de folhas, manivas e raízes de mandioca.

A equipe do projeto identificou novas linhagens da bactéria entomopatogênica Bacillus thuringiensis, de mandiocas plantadas em São Paulo, Bahia e Amazônia. Estas linhagens produzem cristais da endotoxina responsável pelo controle natural de insetos-pragas.

Outras bactérias endofíticas já foram identificadas: S. marcescens, Klebsiella trevisanii, Kluyvera arcobarta, K. ciocrescen, B. cereus, Enterobacter dissolvens, das quais muitas destas possivelmente possam fixar nitrogênio.

 

 

 

 

Início - Embrapa Meio Ambiente Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento

Site Oficial do Projeto "Diversidade de Microrganismos Endofíticos e seu Potencial Biotecnológico"

 

Voltar