Início - Embrapa Meio Ambiente

 

Microrganismos Endofíticos: fungos, bactérias e actinomicetos que vivem no interior de plantas, sistemicamente, sem causar danos.

 

CACTO

  • Descrição da planta:
    A cactácea (Opuntia ficus-indica) se desenvolve em solo desértico, com altas temperaturas e baixas taxas pluviométricas. Tem sido sugerida como espécie ideal para recuperação de solos em processo de desertificação.

  • Relevância:
    Acredita-se que a associação de microrganismos simbióticos ou diazotróficos com fungos micorrízicos, bactérias de vida livre, fixadoras de nitrogênio e endofíticas possa favorecer seu crescimento em habitats extremos.

  • Locais de coleta:
    * Os isolamentos foram feitos de plantas de palma crescendo em solos secos do sertão brasileiro (Estado da Paraíba) e de plantações comerciais em Valinhos, SP.

  • Resultados da coleta:
    ** Até o momento, já foram encontrados mais de 100 fungos e 180 bactérias em exemplares coletados nas cidades de Valinhos-SP, Queimados-PB, Taperoá-PB e Patos-PB. Cerca de 30% destes crescem em meio livre de nitrogênio. Dezesseis linhagens de Bacillus sp. isolados de palma foram identificadas, sendo B. subtilis a espécie predominante, as demais foram B. mojavensis, B. amyloliquefaciens, B. atrophaeus, B. licheniformis e B. amiliensis. Uma grande população de Bacillus sp. também foi isolada da rizosfera dessa planta em regiões com baixa precipitação.

 


Início - Embrapa Meio Ambiente Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento

Site Oficial do Projeto "
Diversidade de Microrganismos Endofíticos e seu Potencial Biotecnológico"

 

Voltar