Início - Embrapa Meio Ambiente

 

Microrganismos Endofíticos: fungos, bactérias e actinomicetos que vivem no interior de plantas, sistemicamente, sem causar danos.
O Projeto


Resumo
-
Summary - Introdução - Objetivos - Justificativa - Revisão de Literatura - Materiais e Métodos
Referências Bibliográficas - Equipe - Cronograma - Infra-estrutura

POTENCIAL DE MICRORGANISMOS ENDOFÍTICOS NA INDUÇÃO DE RESISTÊNCIA SISTÊMICA

A resistência natural de plantas a microrganismos patogênicos baseia-se, em parte, em barreiras e mecanismos de defesa já existentes, independentemente da chegada do inóculo ao sítio de infecção. Em contraposição, plantas possuem outros mecanismos de defesa ainda mais eficientes, que permanecem inativos ou latentes, só sendo acionados ou ativados, expressando-se, após serem elas expostas e/ou em contato com agentes de infecção. Microrganismos endofíticos encontrados com maior frequência em seus respectivos hospedeiros e, que tenham sido selecionados in vitro como parasitas dos patógenos em estudo, serão objeto de estudo quanto à indução de resistência sistêmica. Nesse caso, testes especiais serão desenvolvidos para investigar se a planta exibe resistência sistêmica; quais sejam:

1. Ausência de efeitos tóxicos dos endofíticos sobre o patógeno;
2. Supressão da resistência induzida pela exposição prévia da planta a substâncias que inibem a expressão de genes do hospedeiro;
3. Inespecificidade da proteção;
4. Resistência localizada ou sistêmica;
5. Dependente do genótipo da planta.

Também serão estudados alguns dos mecanismos de defesa da planta após a indução à resistência; como por exemplo, o envolvimento de Proteínas Relacionadas com Patogênese (PRPs). As PRPs que serão objetos de estudo serão b-1,3-Glucanases e Quitinases.



Início - Embrapa Meio Ambiente Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento

Site Oficial do Projeto "
Diversidade de Microrganismos Endofíticos e seu Potencial Biotecnológico"