Anais do Fórum de apresentação de resultados de pesquisas: avanços e oportunidades - 23 de setembro de 2014 -
                                Embrapa Meio Ambiente
Apresentação

Ao longo dos 32 anos de criação desta Unidade de Pesquisa da Embrapa, o foco das pesquisas tem sido no sentido de solucionar os problemas da agricultura e do meio ambiente, bem como inovar as práticas de manejo dessas áreas. Assim, diversos eventos, tais como dias-de-campo, workshops, seminários, cursos, entre outros, têm sido realizados para divulgar, interagir e informar ao público interessado, os resultados obtidos dos projetos em andamento e finalizados.

O evento Fórum de Divulgação dos Resultados de Pesquisas: Avanços e Oportunidades é uma iniciativa dos pesquisadores da Embrapa Meio Ambiente para promover a divulgação dos seus resultados finalísticos das pesquisas aos diversos segmentos da sociedade.

O evento abordará palestras, apresentações orais e em pôsteres dos resultados de pesquisa em variados temas, como: Mudança do Clima, seu Efeito na Agricultura e Oportunidade de Mercado de Carbono; Novas Abordagens Tecnológicas e Biossegurança/OGM; Desenvolvimento de Metodologias, Processos e Monitoramentos; Avaliação de Impacto e Gestão Ambiental na Agricultura; Sistemas Produtivos Sustentáveis - Indicadores, Tecnologias e Monitoramento; Sustentabilidade da Agricultura Familiar; Desenvolvimento de Equipamentos que permitam a Minimização da Deriva na Aplicação de Produtos Químicos; dentre outros. Desta forma, esses resultados poderão ser absorvidos por todo o grupo dos diversos segmentos que participarão do evento, muitos dos quais têm procurado esta Unidade de Pesquisa em busca de soluções de forma individualizada.

Serão discutidos e disponibilizados importantes acervos voltados à promoção da sustentabilidade agrícola e melhoria da qualidade ambiental, além do que, a partir dessas apresentações, a Unidade estará apta a estender e promover a transferência das tecnologias e conhecimentos gerados aos diversos segmentos interessados (por meio de dias-de-campo, cursos, palestras, publicações técnico-científicas, participação em feiras, entre outros).

O público do evento será composto de produtores rurais, professores, pesquisadores, alunos de graduação e pós-graduação, empresários, gestores públicos, entre outros.

Os trabalhos apresentados nestes Anais materializam os esforços na geração de conhecimentos nos temas abordados e ressaltam a importância da transferência desses conhecimentos para a sociedade para que cumpra com a missão da Unidade que é "Viabilizar soluções de PD&I para promover uma agricultura sustentável e melhorar a qualidade ambiental em benefício da sociedade brasileira".

Como coordenadora da Comissão Organizadora, digo que nos sentimos muito honrados com a participação e contribuição de todos ao Fórum de Divulgação dos Resultados de Pesquisas: Avanços e Oportunidades.

Nilce Chaves Gattaz
Coordenadora da Comissão Organizadora

Valid HTML 4.01 Transitional CSS válido!