Embrapa
Jaguariúna

Do antigo "Caminho dos Goiáses", trajeto das bandeiras de Pascoal Moreira Cabral (1719) e Bartolomeu Bueno da Silva (1721), nasceu o povoado de Jaguari. Vieram os engenhos de açúcar, a cafeicultura, ciclos que transformaram os primeiros agricultores numa aristocracia culta e empreendedora.

A ferrovia, na 2ª metade do século XIX, implantada pela Cia. Mogiana de Estradas de Ferro, surgiu como um novo impulso para a criação de pequenas vilas. Assim foi criado o Distrito de Paz de Jaguary, distante 120 km da capital paulista.

Foto: Prefeitura Municipal de Jaguariúna

Por volta de 1850, a imigração italiana veio em substituição da mão-de-obra escrava e, posteriormente, libaneses, portugueses, alemães, suíços e holandeses também escolheram estas terras para fincarem raízes.
Jaguariúna, hoje, é destaque no cenário nacional e internacional, devido ao parque industrial de alta tecnologia, ao setor hoteleiro bem estruturado e por sediar a unidade da Embrapa Meio Ambiente.

O patrimônio histórico-cultural, com passeios nas fumegantes Maria-Fumaças; a gastronomia, com casas como o Bar da Praia, especializada em pescados e frutos do mar, Vila Bueno, com a culinária tradicional paulista, a cozinha italiana, permanecendo como forte herança, e as belezas naturais são fortes atrativos turísticos. Ranchos e sítios também abrem as portas à visitação, onde se pode fazer passeios a cavalo e adquirir peças artesanais e produtos da terra.

A capital nacional do cavalo, onde é realizado o Jaguariúna Rodeo Festival, também é a cidade da tecnologia. Respeito ao passado e atenção ao futuro fazem a Jaguariúna bonita por natureza e por qualidade de vida.

Nos últimos anos, Jaguariúna foi um dos municípios onde se registrou o maior índice de crescimento econômico da Região de Campinas. Isso se deu por conta de investimentos envolvendo eventos de massa, vida noturna e empresas de tecnologia que foram atraídas pela política fiscal muito bem elaborada.

População – 32.258
Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) – 0,830
Estabelecimentos Comerciais - 359
Estabelecimentos Industriais - 102
Prestadores de Serviços - 211
Distância de Campinas – 31 km
Distância de São Paulo – 131 km
Tel. Prefeitura: (19) 3867.9700
Site oficial: www.jaguariuna.sp.gov.br


Voltar