Acesso à Informação Portal de Estado do Brasil  
A Unidade
Linhas de Pesquisa
Produtos e Serviços
Eventos
Publicações
Biblioteca
Sala de Imprensa
Responsabilidade Social
Estágio
Meu Cadastro
Licitações
Área Restrita

Acesso à Informação da Embrapa
Quarta-feira, 23 de abril de 2014





Circular Técnica - Coletor de Macroinvertebrados Bentônicos com Substrato Artificial para Monitoramento da Qualidade
Download
A aqüicultura é uma das atividades agropecuárias que tem apresentado o maior ritmo de crescimento nos últimos anos (11% a.a.) e se destaca como uma das melhores alternativas para suprir a crescente demanda por alimentos de origem aquática (European Union, 2002). Para que os efluentes gerados pelos diferentes sistemas de produção utilizados pela aqüicultura atendam aos padrões rígidos de qualidade de água, é fundamental que o manejo dos viveiros de aqüicultura seja conduzido de uma forma simples, com baixo custo, de forma rápida e seja de fácil acesso aos produtores.

O biomonitoramento é muito utilizado para avaliação da qualidade da água de rios, lagos e lagoas. Entretanto, o uso desta tecnologia ainda é incipiente. Os macroinvertebrados bentônicos se destacam como um importante componente dos substratos de rios e lagos, exercendo um papel fundamental na dinâmica de nutrientes, transformação da matéria e no fluxo de energia. Na coleta destes animais é importante que a amostragem seja realizada de forma padronizada a fim de reduzir o número de variáveis entre as amostras. Os coletores que empregam substrato artificial possuem a vantagem de reduzir significativamente os custos operacionais em função da facilidade de confecção, simplicidade de manuseio e custo reduzido (Silveira & Queiroz, 2006) e são especialmente eficientes para serem usados em habitats lênticos (águas paradas) e em locais de deposição (estuários, por exemplo), o que se aplica perfeitamente às condições encontradas na maioria dos sistemas de produção de peixes, camarões e moluscos.

Este trabalho teve como objetivo desenvolver um coletor com substrato artificial para o biomonitoramento da qualidade da água na aqüicultura através da comunidade macrobentônica e testar sua eficiência na detecção de enriquecimento orgânico resultante da adição de ração em viveiros de produção de tilápia.
Hits: 1928

Voltar