Embrapa

Efeito Estufa

Aumentos recentes nas concentrações de gases traço na atmosfera, devido a atividade antrópica, têm levado a um impacto no balanço de entrada e saída de radiação solar do planeta, tendendo ao aquecimento da superfície da terra. A mudança na radiação líquida média no topo da troposfera, decorrente de uma alteração na radiação solar ou infravermelha, é designada. Os principais gases responsáveis pelo efeito estufa adicional são: o dióxido de carbono (CO2), o metano (CH4), o óxido nitroso (N2O), clorofluorcarbonos (CFCs) e ozônio (O3). Estima-se que, se a taxa atual de aumento desses gases continuar pelo próximo século no planeta, as temperaturas médias globais subirão 0,3 ºC por década, com uma incerteza de 0,2 ºC a 0,5 ºC por década (Cotton & Pielke, 1995), de modo a que no ano 2100 o aquecimento global estaria compreendido na faixa de 1,0 a 3,5 ºC (European Comission, 1997).

A figura, a seguir mostra a contrinuição relativa de gases para aumento da forçante radiativa global, e também as principais atividades responsáveis pelas emissões, tempo de permanência e taxa atual de acréscimo desses gases na atmosfera.

Contribuição relativa de gases provenientes de atividades antrópicas ao efeito estufa (baseado em Krupa, 1997)




Gases traço atmosféricos significantes para ao aumento do efeito estufa (krupa, 1997)

Gás Carbônico(CO2) Metano(CH4) Óxido Nitroso(N2O) Clorofluor-carbonetos(CFCs) Ozônio(O3) Monóxido de Carbono(CO) Vapor d´água(H2O)
Principal fonte antrópica Combustíveis fósseis, desflorestamento Cultivo de arroz inundado, pecuária, combustíveis fósseis, queima de biomassa Fertilizantes, conversão do uso da terra Refrigeradores, aerossóis, processos industriais Hidrocarbonetos (com NOx), queima de biomassa Combustíveis fósseis, queima de biomassa Conversão
de uso da terra, irrigação
Tempo de vida na atmosfera 50-200 anos 10 anos 150 anos 60-100 anos semanas a meses meses dias
Taxa anual atual de aumento 0,5% 0,9% 0,3% 4% 0,5-2,0% 0,7-1,05 desconhecido
Contribuição relativa ao efeito estufa antrópico 60% 15% 5% 12% 8% - desconhecido

Referências Bibliográficas
COTTON, W. R., PIELKE, R. A. Human impacts on weather and climate. Cambridge: Cambridge University Press, 1995. 288p.

EUROPEAN COMISSION. Climate change and agriculture in Europe - assessment of impacts and adaptations: Summary report. Luxembourg, 1997. 37p. (EUR 17470 EN).
Agricultura e efeito estufa
Fontes Agrícolas de Óxido Nitroso (N2O)
Ações e Projetos
    Rede Agrogases
    Influência do manejo de produção animal sobre as emissões de metano em bovinos de corte
    Projeto Redugás
    Emissão de metano em sistemas de produção de arroz irrigado
    Interação Biosfera - Atmosfera em Ecossistemas Naturais e Agroecossistemas
    Quantificação, distribuição e dinâmica do carbono orgânico
Links
Calendário de reuniões e eventos

Voltar