Início - Embrapa Meio Ambiente

 

Microrganismos Endofíticos: fungos, bactérias e actinomicetos que vivem no interior de plantas, sistemicamente, sem causar danos.
O Projeto


Resumo - Summary - Introdução - Objetivos - Justificativa - Revisão de Literatura - Materiais e Métodos
Referências Bibliográficas - Equipe - Cronograma - Infra-estrutura

RESUMO

Microrganismos endofíticos são definidos como organismos que vivem em associação simbiótica com plantas e podem conferir benefícios às plantas e esses benefícios podem ser recíprocos, resultando em um sistema simbiótico superior para características específicas da planta.

A versatilidade bioquímica e diversidade de endofíticos representam uma enorme variedade de genes que são ainda desconhecidos. Está se descobrindo cada vez mais funções gênicas, particularmente para remediação ambiental e propósitos industriais.

Assim, o uso de bactérias e fungos abre novas áreas de exploração biotecnológica, que dita a necessidade de isolar, caracterizar e determinar a biodiversidade microbiana em diferentes espécies de plantas.

Endofíticos são usados para controle biológico, para características agronômicas melhoradas e para agentes farmacológicos.

Este projeto tem como objetivo precípuo identificar a diversidade de microrganismos endofíticos em diversas espécies agrícolas importantes para o Estado de São Paulo (café, Brachiaria, citros, milho, soja, etnovariedades de mandioca) e ecológica para a Mata Atlântica (Dicksonia-xaxim).

Os estudos visam a identificar a diversidade molecular de linhagem fúngicas e bacterianas dentro de espécies, isoladas em diferentes regiões geográficas, determinar a diversidade química de metabólitos secundários visando à descoberta de novos antibióticos; e avaliar o potencial de microrganismos endofíticos no controle biológico de doenças de plantas através da indução de resistência.


Início - Embrapa Meio Ambiente Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento

Site Oficial do Projeto "
Diversidade de Microrganismos Endofíticos e seu Potencial Biotecnológico"