Site oficial do Ministério da Agricultura e do Abastecimento. Notícias, informações, estatísticas, Delegacias Federais e muito mais...

Início - Embrapa Meio Ambiente

Poder Executivo/Presidência da República - Poder Legislativo - Poder Judiciário. Informações sobre o Brasil

PROÁGUA
(Convênio SRH/MMA/EMBRAPA/BIRD n. 475/98)

PROÁGUA  Semi-Árido

O "Programa de Desenvolvimento de Recursos Hídricos para o Semi-Árido Brasileiro - PROÁGUA SEMI ÁRIDO", da Secretaria Nacional de Recursos Hídricos do Ministério do Meio Ambiente, contempla os estados integrantes do semi-árido brasileiro: Minas Gerais, Bahia, Ceará, Maranhão, Piauí, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas e Sergipe.

Um dos objetivos do PROÁGUA SEMI-ÁRIDO é desenvolver estudos com vistas a identificar soluções eficazes para adequar as disponibilidades e as demandas de água na região semi-árida brasileira, o que motivou a Embrapa Meio Ambiente a propor esse projeto de pesquisa na área de qualidade ambiental para essa região, dentro da demanda real do PROÁGUA SEMI-ÁRIDO intrínseca ao segmento "Estudos e Projetos para a região semi-árida Brasileira".  

O referido estudo se adequa a primeira etapa do Programa PROÁGUA, período 1997-2002, que prevê inversões da ordem de US$ 330 milhões de dólares, de acordo com a proposta preliminar de distribuição dos recursos entre os agentes financeiros (BIRD, OECF e Tesouro Nacional). O mesmo cobre as necessidades do Programa PROÁGUA em relação a "Qualidade da água subterrânea e superficial no semi-árido do nordeste brasileiro", considerando não apenas a Bacia Hidrográfica e os múltiplos usos da água , mas também analisando-a como valor econômico e escasso e a participação dos usuários como elemento primordial em todo o processo de desenvolvimento intraregional, como requer o PROÁGUA. Também é contemplado, na sua etapa de finalização,  a identificação de indicadores de qualidade da água, suficientes para subsidiar o PROÁGUA SEMI-ÁRIDO na elaboração de uma estratégia de gestão de recursos hídricos para o desenvolvimento sustentável do semi-árido, de forma global, uma vez que estará baseado em  agroecossistemas estratégicos, representativos, estudados e classificados pela equipe técnica do Banco do Nordeste.

...............:::::::::::::INÍCIO:::::::::::::...............

P2001

Copyright©  1997-2001 Embrapa Meio Ambiente. Todos direitos reservados. Nota Legal.