Site oficial do Ministério da Agricultura e do Abastecimento. Notícias, informações, estatísticas, Delegacias Federais e muito mais...

Início - Embrapa Meio Ambiente

Poder Executivo/Presidência da República - Poder Legislativo - Poder Judiciário. Informações sobre o Brasil

CONDUTIVIDADE
(Convênio SRH/MMA/EMBRAPA/BIRD n. 475/98)

A capacidade da água de conduzir uma corrente elétrica é denominada condutividade e depende da concentração dos íons presentes na solução: cátions e ânions. Depende também da temperatura e por isso essas medidas devem estar sempre associadas. A unidade básica de medida da condutividade é mhos/m (antiga) ou Siemens/m, sendo comumente expressa nos seus sub-múltiplos (mS/cm, uS/cm, dS/m etc.).

Esta unidade pode ser usada empiricamente para determinação de sólidos totais dissolvidos (total dissolved solids, TDS ) em mg/L. Para obtenção deste valor (TDS) deve-se multiplicar o valor encontrado em umhos/cm por um fator entre 0.55 e 0.9, dependendo da temperatura e do material constituinte da água analisada. Em águas onde predominam os íons cloreto (Cl-) e sódio (Na+), este fator está em torno de 0.67. Em águas com predominância de sulfatos (SO4-2), o fator deve ser mais elevado. A água destilada em laboratório serve como padrão e apresenta condutividade de 0.5 a 3.0 uS/cm.

Cada corpo de água tende a ter um grau relativamente constante de condutividade que, uma vez estabelecido, pode ser usado para comparação com medidas regulares, do mesmo ponto, de condutividade. Mudanças significativas podem ser indicadores de que processos de poluição estão ocorrendo com a descarga de material na água.

Um dos fatores que influencia a condutividade nos corpos de água é a formação geológica da área em questão. Altos índices de condutividade são ocasionados por meio de fontes não pontuais como efluentes de áreas residenciais/urbanas, águas de drenagem de sistemas de irrigação e escoamento superficial de áreas agrícolas, principalmente em regiões áridas e semi-áridas, onde a evapotranspiração excessiva causa o acúmulo de sais.. Efluentes industriais como fontes localizadas, também liberam altos teores de íons dissolvidos.

As avaliações de condutividade também devem ser conduzidas nos locais próprios de amostragem e quando enviadas ao laboratório devem ser analisadas em 28 dias.

...............:::::::::::::INÍCIO:::::::::::::...............

P2001

Copyright©  1997-2001 Embrapa Meio Ambiente. Todos direitos reservados. Nota Legal.