Embrapa


Estoques de carbono e gases do efeito estufa são tema de nova publicação Embrapa

14.6.2012

Até recentemente, conhecia-se muito pouco sobre o impacto da agricultura e da pecuária brasileiras nas emissões de gases do efeito estufa (GEEs) para a atmosfera. Poucas informações estavam sendo geradas no Brasil sobre fatores de emissão desses gases em regiões tropicais, o que é de grande importância para a formulação de políticas públicas que visem a mitigação do fenômeno.

O lançamento da publicação Estoques de carbono e emissões de gases de efeito estufa na agropecuária brasileira pode contribuir com a mudança desse cenário. A obra, editada em parceria pela Embrapa Informação Tecnológica (Brasília-DF) e a Embrapa Meio Ambiente (Jaguariúna-SP), está entre as publicações que foram lançadas em 17 de junho, no Rio de Janeiro, integrando a programação da Embrapa na Rio + 20.

A publicação é fruto de um trabalho integrado da rede de pesquisa Agrogases – Dinâmica de Carbono e Gases de Efeito Estufa em Sistemas de Produção Agropecuária, Florestal e Agroflorestal Brasileiros, estruturada pela Embrapa em 2003, sob a coordenação da Embrapa Meio Ambiente. O objetivo desta rede foi o de determinar estoques de carbono em solo e vegetação, bem como quantificar fluxos de GEEs em diferentes sistemas agropecuários do País. Entre os resultados desse trabalho, que podem ser conferidos na publicação, destaca-se a geração de valores específicos de fatores de emissão de gases como o metano (CH4) e o óxido nitroso (N2O) para as condições agropecuárias brasileiras, sendo os mesmos confrontados com os valores apresentados pelo Painel Intergovernamental sobre Mudança do Clima (IPCC).

Entre as análises apresentadas no livro estão as relacionadas aos fatores de emissão de metano em sistemas de produção de arroz irrigado, ao balanço positivo de nitrogênio dos sistemas agrícolas, principalmente sob plantio direto e, ainda referentes à recuperação de pastagens degradadas para promover o sequestro de carbono nos solos. Outros temas abordados são aspectos presentes no sistema de produção da pecuária bovina de corte e de leite, além do uso de leguminosas forrageiras para a fixação biológica do nitrogênio do ar.

O grande impacto positivo causado pelo reflorestamento com espécies de importância econômica, arranjo que permite melhoria da renda rural, além de contribuir significativamente para o sequestro de carbono no sistema solo-planta, é um importante resultado das pesquisas desenvolvidas pela rede Agrogases que a publicação apresenta. Tais resultados foram obtidos a partir de avaliações do potencial de sequestro de carbono de diferentes sistemas florestais (Caatinga no Nordeste, florestas plantadas do Sul e do Norte do País e sistemas agroflorestais).

Estoques de carbono e emissões de gases de efeito estufa na agropecuária brasileira apresenta, enfim, a contribuição da Embrapa e de instituições parceiras ao avanço de conhecimento sobre emissões de GEEs no setor agrícola brasileiro. Dividida em dez capítulos, a obra é fruto dos esforços de mais de trinta autores entre pesquisadores de quinze Unidades da Embrapa, cinco universidades e três institutos de pesquisa do Brasil.

Serviço:

Lançamento de publicações Embrapa – 17 de junho, às 11h30, no estande da Livraria Embrapa, em frente à Embrapa Solos, Rua Jardim Botânico, 1.024 – Jardim Botânico (RJ).

A Livraria Embrapa estará na Conferência Rio +20, no estande da Embrapa no Jardim Botânico (RJ), na semana de 17 a 22 de junho, no horário das 8h às 17h, com mais de 180 títulos disponíveis para venda.

Todas as publicações impressas estão disponíveis na Livraria Embrapa pelo endereço: www.embrapa.br/liv, ou pelo telefone: 55 (61) 3448-4236, Fax: (61) 3448-2494 e e-mail: vendas@sct.embrapa.br. O horário de atendimento da livraria é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Juliana Escobar – MTb 06199/MG
Jornalista
Embrapa Informação Tecnológica