Embrapa


Estudantes de Jaguariúna conheceram o site infantil Contando Ciência na Web

Em 8 de abril de 2011, 25 estudantes da 4ª série do ensino fundamental da Escola Municipal Oscarlina Pires Turatto, de Jaguariúna, SP, conheceram o site Contando Ciência na Web.

Criado pela Embrapa Informação Tecnológica (Brasília, DF) para divulgar, à crianças e adolescentes, conteúdos científicos produzidos por todas as Unidades da Empresa. Trata-se de uma ferramenta especial que promete oferecer, ao mesmo tempo, informação e divertimento em linguagem fácil. Está disponível no endereço www.embrapa.br/contandociencia.

Foto: Cristina Tordin

Para Nilce Gattaz, coordenadora do site na Unidade, a iniciativa é inovadora, pois transmite os conhecimentos gerados pela Embrapa em linguagem simples. Ela acredita, também, que o site é uma ferramenta que vai enriquecer muito o projeto Embrapa & Escola, em andamento em todas as Unidades da Empresa.
Foto: Cristina Tordin

Ana Lúcia Marigo, técnica do Laboratório de Ecossistemas Aquáticos da Embrapa Meio Ambiente, apresentou os insetos indicadores de qualidade de água, mostrando que cada um indicava se a água estaria muito, pouco ou nada poluída se eles fossem encontrados em águas de rios, córregos ou fontes. Ela conta que "adorou" participar do lançamento do site. "É uma forma de transmitir o nosso conhecimento para esses estudantes e incentivá-los a estudar mais". Ana Lúcia é mãe de 2 meninos, de 12 e 8 anos e garante que eles também irão gostar muito.

As crianças interagiram bastante com o site querendo saber tudo o que havia nele. Alguns já iam fazendo os quebra-cabeças, outros jogavam, outros postavam perguntas no próprio site, sempre mostrando que estavam deslumbrados com o que viam. As crianças também postaram suas perguntas no site a respeito do assunto tratado, e que agora estão sendo respondidos pelos pesquisadores no assunto.

A estudante Andreina Isabel Porto Alves, de 9 anos, disse que com o site irá poder saber mais sobre a Terra e os animais. Já Isabela Zaulei, de 9 anos, disse que nem imaginava que existiam esses bichinhos que vivem na água. Ela também se interessou pela tapioca colorida - que viu no bloguinho e na hora mesmo enviou algumas perguntas. Natália Oliveira Macedo, de 10 anos, disse que achou o site interessante porque gosta muito da Natureza. Além do assunto dos bioindicadores, as crianças, em geral, ficaram muito interessadas no tema sobre os ratos e sobre o abacaxi sem espinhos.

Cristina Tordin
Jornalista, MTB 28499
Embrapa Meio Ambiente