Embrapa


Controle biológico foi debatido na Embrapa Meio Ambiente

7.5.2010

O controle biológico esteve em alta na semana passada na Embrapa Meio Ambiente (Jaguariúna, SP).

Na quarta-feira, 6 de maio foi realizado um debate sobre a legislação de agrotóxicos e a cultura do morango pelo Fórum Permanente para Adequação Fitossanitária. O evento reuniu 120 pessoas envolvidas na cadeia produtiva do morango - comercialização, produção, legislação e pesquisa. Participaram produtores, representantes de empresas de insumo, empresas certificadoras, órgãos federais e estatuais, dentre outros.

Foto: Eliana Lima


Foram convidados para palestrantes, técnicos do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – Mapa, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária – Anvisa, do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis – Ibama) e da Associação de Produtores de Morango e Hortifrutigranjeiros de Atibaia, Jarinu e Região (parceira da Embrapa Meio Ambiente na pesquisa e implantação da PIMo - produção integrada de morango na região).
Foto: Eliana Lima

A nova legislação em vigor foi aprovada no início deste ano pelo Mapa em conjunto com o Ministério do Meio Ambiente - MMA, o Ministério da Saúde, a Anvisa e o Ibama.

O coordenador de Agroecologia do Mapa, Rogério Dias, ministrou a palestra “Nova legislação para o registro de produtos para a agricultura orgânica”. Segundo ele, a maior parte dos produtos biológicos não tem registro, como também não tem controle oficial. “O que buscamos é incluir adequadamente estes produtos na legislação, não sem antes ouvir as partes interessadas. Para isso realizamos eventos como este do Fórum de Adequação Fitossanitária”, enfatiza ele. “Precisamos investir em um modelo de agricultura que busque a produção independente de insumo externo e em prol do equilíbrio do meio ambiente produtivo, utilizando alternativas aos fertilizantes e produtos químicos. É papel do Estado criar mecanismos para que as alternativas ao uso de agrotóxicos, como os produtos biológicos, os extratos vegetais e as variedades mais adaptadas sejam mais utilizadas.” Deste modo, o papel da Embrapa é muito importante”, salientou em sua palestra.

Curso Bacillus

Concomitante ao Fórum, foi realizado também na Unidade, de 4 a 6 de maio, um curso teórico-prático de Quantificação e Identificação de Bacillus subtilis e Bacillus licheniformis, destinado a profissionais que desenvolvem trabalhos na área de controle biológico.

ABCBio

A diretoria da Associação Brasileira de Controle Biológico – ABCBio também se reuniu em 6 de maio na Embrapa Meio Ambiente. A associação, com sede em São Paulo, SP, costuma realizar reuniões de diretoria itinerantes, principalmente em instituições e empresas que realizam pesquisa com controle biológico.

De acordo com o presidente da instituição, Ari Gitz, a ABCBio foi criada em 2007, também em uma reunião ocorrida na Unidade. Naquela ocasião, discutiu-se a importância do país em ter uma associação nesta área e que reunisse todas as empresas que fabricam produtos para controle biológico, com o intuito de regularizar o setor e o mercado. Os pesquisadores da Embrapa Meio Ambiente Wagner Bettiol e Marcelo Morandi estavam presentes.

Atualmente, fazem parte da ABCBio 18 empresas privadas. “Muitas empresas criadas para este fim ainda estão em fase de regulamentação”, salienta o presidente.

Gitz disse que nesta reunião eles discutiram além da questão da regulamentação das empresas de produtos biológicos, visando ao controle de qualidade dos produtos, também a nova legislação de agrotóxicos que inclui os produtos biológicos e demais deliberações da diretoria.

Eliana Lima
Jornalista, MTb 22.047 JP
Embrapa Meio Ambiente