Embrapa


Acordo implementa consórcio para apoio à pesquisa em pesca e aquicultura

28.4.2010

O diretor-presidente da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Pedro Arraes, assina na tarde de quinta-feira ( 29) , um termo de cooperação com o ministro Altemir Gregolin, do Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA), para a implementação de um consórcio em prol da pesquisa em pesca e aquicultura.
O documento estabelece a criação de um comitê que terá 60 dias para criar o regimento com as regras de funcionamento do consórcio. A assinatura acontece na sede da Embrapa, durante a cerimônia de comemoração dos 37 anos da Embrapa e de abertura oficial da VII Exposição de Tecnologia Agropecuária – Ciência para a Vida.

Foto: Júlio Queiroz

O objetivo do consórcio é apoiar e financiar ações de pesquisa em pesca e aquicultura no país. Um comitê com cinco profissionais será formado em um prazo de dez dias após a assinatura do termo de cooperação. Em dois meses, esse comitê vai estabelecer todas as regras de funcionamento do consórcio, como as fontes de recursos, as normas de financiamento, o perfil das instituições participantes, as instâncias deliberativas, as estratégias e as normas de operação.

Coordenador geral de pesquisa e geração de novas tecnologias do MPA, Eric Routledge explica que a ideia do consórcio surgiu depois da aproximação entre a Embrapa e a pasta liderada pelo ministro Altemir Gregolin. “Desde 2003, o ministério tem parceria com a Embrapa e acreditamos que a empresa seria capaz de coordenar esse consórcio para agilizar os trabalhos em rede envolvendo as demais instituições de pesquisa no país”.

Desde 2007 a Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, coordena um projeto em rede que envolve mais de 70 pesquisadores e conta com a participação de universidades públicas e privadas, empresas de pesquisa e institutos ligados às áreas de agricultura, aquicultura e meio ambiente. O projeto Aquabrasil é coordenado pela Embrapa Pantanal, sediada em Corumbá, MS.

A crescente demanda por pesquisas relacionadas ao tema motivou também a criação de uma nova unidade, a Embrapa Pesca, Aquicultura e Sistemas Agrícolas, que desde o ano passado conta com uma equipe no Estado do Tocantins para coordenar a construção de instalações administrativas, laboratórios e campos experimentais. A unidade terá um papel aglutinador das pesquisas em aquicultura no país, formando redes internas e externas à Empresa.

A assinatura do termo de cooperação está prevista para às 17h desta quinta-feira ( 29) , no auditório da sede da Embrapa, em Brasília, durante a abertura oficial do VII Ciência para a Vida. Está prevista a presença do presidente da república, Luiz Inácio Lula da Silva, para a entrega do Prêmio Frederico de Menezes Veiga 2010, que reconhece pesquisadores que tenham se destacado pela realização de obra científica ou tecnológica no campo da pesquisa agropecuária.

Daniel Medeiros (SC-02735-JP)
Jornalista Embrapa Rondônia
Contato: (61) 3448-4039
daniel.medeiros@cpafro.embrapa.br