Embrapa


Seminário e Dia de Campo: Opções de Uso e Manejo Sustentável de Girassol, Mamona e Amendoim em Áreas de Agricultura Familiar

3 de fevereiro de 2010

Embrapa Meio Ambiente
Rod. Campinas Mogi-Mirim
Km 127,5 – Tanquinho Velho
Jaguariúna, SP
Mapa de Acesso

O manejo sustentável de culturas agrícolas é uma necessidade real e indispensável para assegurar a preservação dos recursos naturais ao longo do tempo. Os cuidados com boas práticas e mesmo a migração para produções de base ecológica têm se intensificado nos últimos tempos, mas essas iniciativas ainda se restringem às culturas perenes e muito timidamente aos grãos.

No futuro, acredita-se que a inclusão de oleaginosas (girassol, amendoim, soja, mamona, entre outras) em sistemas mais sustentáveis, pode vir a se tornar uma realidade. Isto, diante do aumento do interesse de exploração de oleaginosas, estimulado pelas várias possibilidade de usos de seus produtos e resíduos (Figura 1), destacando-se o aproveitamento como fonte renovável de energia (biodiesel), em alternativa aos combustíveis fósseis. Também merece atenção o fato de algumas dessas culturas se adaptarem ao cultivo em áreas de reforma, o que contribui como uma fonte extra de renda e de emprego para os produtores rurais.



Objetivo

Palestras informativas e visita ao campo experimental de girassol, mamona, amendoim e soja da Embrapa Meio Ambiente com esclarecimentos e divulgação sobre o uso, manejo sustentável e custos.

Público-alvo

Produtores rurais, agentes de desenvolvimento local, funcionários internos, técnicos e especialistas com interesse em oleaginosas para cultivo sustentável de verão.

Programa - Seminário

8h Café de boas vindas

8h30 Abertura institucional (Adriana M. M. Pires - Chefe Adjunta de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa Meio Ambiente)

8h45 Painel: Manejo sustentável e futuro das culturas agroenergéticas (Nilza Patrícia Ramos - Pesquisadora em Produção de Biomassa e Agroenergia da Embrapa Meio Ambiente)

9h Palestra: Usos, manejo e custos do girassol” (Sérgio Luiz Gonçalves Pesquisador da Embrapa Soja)

9h50 Palestra: “Usos, manejo e custos da mamona” (Tammy A. M. Kiihl - Pesquisadora em Melhoramento de Plantas do Instituto Agronômico - IAC)

10h40 Palestra: “Usos, manejo e custos do amendoim” (Ignácio J. Godoy - Pesquisador em Melhoramento de Plantas do Instituto Agronômico - IAC)

11h30 Palestra: “Áreas de reforma de cana-de-açúcar, uma oportunidade que exige planejamento” (Denizart Bolonhezi - Pesquisador em Fitotecnia, APTA/IAC - Ribeirão Preto)

12h10 Almoço (por conta do participante)

Programa - Dia de Campo

13h30 Palestra: “Cultivo de plantas oleaginosas na perspectiva agroecológica” (Francisco Miguel Corrales - MSc. Ciência Ambiental, Área de Comunicação e Negócios da Embrapa Meio Ambiente)

14h20 Palestra: “Gestão ambiental da propriedade rural” (Cláudio C. Buschinelli - Pesquisador em Gestão Ambiental da Embrapa Meio Ambiente)

15h10 Visita ao campo experimental da Embrapa Meio Ambiente (Eng. Agr. Henrique B. Vieira; Waldemore Moriconi; Nilza Patrícia Ramos)

17h Encerramento

Inscrições

Confirme sua presença até 02/02/2010 na página do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) da Embrapa Meio Ambiente, conforme descrito a seguir:

1) Informe seu e-mail;
2) Preencha seu cadastro;
3) No campo "Digite sua mensagem" informe seu interesse no evento "Seminário e Dia de Campo: Opções de Uso e Manejo Sustentável de Girassol, Mamona e Amendoim em Áreas de Agricultura Familiar".

A presença também pode ser confirmada pelo telefone [19] 3311-2653.

Vagas limitadas: 40 partipantes.
Inscrições gratuitas.

Coordenação Técnica

Nilza Patrícia Ramos
Embrapa Meio Ambiente
Produção de Biomassa e Agroenergia

Henrique B. Vieira e Waldemore Moriconi
Embrapa Meio Ambiente
Supervisão - Campos Experimentais

Informações

Embrapa Meio Ambiente
Área de Comunicação Empresarial
Caixa Postal 69
Cep 13820-000 Jaguariúna/SP
Telefone: [19] 3311-2653
Fax: [19] 3311-2640
www.cnpma.embrapa.br

Parceria



Realização