Embrapa


Embrapa disponibiliza enquete online sobre transgênicos

20.01.2010

Encontra-se no site da Embrapa Meio Ambiente (Jaguariúna, SP) em "Acesse também" e no Portal da Embrapa em "Em Destaque", desde o início de janeiro deste ano, uma pesquisa de opinião online com o objetivo de conhecer a percepção pública sobre biossegurança de plantas transgênicas e suas regulamentações.
Planta de batata transgênica
Foto: Arquivo Embrapa

De acordo com a pesquisadora da Embrapa Meio Ambiente Deise Capalbo, também coordenadora no Brasil do Projeto LAC-Biosafety, que conduz a pesquisa, “gostaríamos de destacar que além dos componentes técnico-científicos, há um componente de comunicação e melhoria da percepção pública sobre o tema dos transgênicos e seus impactos. Tal componente pressupõe uma análise da situação atual de percepção do público em cada país sobre o tema, e por isso, propusemos, entre outros formatos em andamento, esta pesquisa”, explica ela.

“É muito importante para nós que o maior número de pessoas responda a esse questionário/enquete. Ele é muito simples de ser preenchido e não requer mais do que 5 minutos para tal”, informa Deise.

Sabe-se que há um diálogo polêmico e informações controversas a respeito das plantas transgênicas e seu uso seguro. Por isso, um dos objetivos do projeto é conhecer a percepção pública sobre biossegurança de plantas transgênicas e suas regulamentações. Os questionamentos recuperados pela pesquisa/enquete serão respondidos posteriormente por pesquisadores especialistas participantes do projeto.

A pesquisadora solicita, se possível, que a enquete seja repassada a mais pessoas – colaboradores, amigos e interessados em geral sobre o tema, “para que todos possam participar, independente de formação, grau de instrução ou atividade”, salienta ela.

O que é o LAC Biosafety

Frente ao cenário atual de discussões da biossegurança dos Organismos Genticamente Modificados – OGM, foi proposto por pesquisadores do Brasil, Colômbia, Costa Rica e Peru, e aprovado pelo órgão facilitador internacional, o Global Environmental Facility – GEF, um projeto hoje designado como LAC Biosafety – Latin American & Caribbean Biosafety Project. Este projeto busca fortalecer a capacidade técnica, a percepção pública e gerar informações que servirão de referência para as ações de biossegurança, segundo o Protocolo de Cartagena, promovendo benefícios como uma melhor conservação e uso sustentável da biodiversidade.

O projeto é conduzido por meio de consórcio formado pelos quatro países (Colômbia, Costa Rica e Peru), incluindo o Brasil. A coordenação brasileira é da Embrapa Meio Ambiente em parceria com a Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia (Brasília, DF).

Eliana Lima
Jornalista, MTb. 22.047
Embrapa Meio Ambiente