Embrapa


Desenvolvimento da produção de base ecológica no Brasil será discutido na Embrapa Meio Ambiente

18.8.2009

O histórico da emergência e expansão da agricultura de base ecológica no país; a identificação e a caracterização das cadeias da produção certificadas respectivamente para exportação e mercados locais, serão apresentados em seminário técnico nesta sexta-feira, 21 de agosto de 2009, a partir das 10h30, no auditório da Embrapa Meio Ambiente (Jaguariúna, SP).
Vista de propriedade orgânica em Serra Negra, SP
Foto: Pedro Valarini

O objetivo é apresentar a situação atual do desenvolvimento desse segmento no Brasil e no Estado de São Paulo. Para tanto, a pesquisadora da Embrapa Meio Ambiente Lucimar Santiago de Abreu e sua equipe resgataram o histórico da emergência e expansão da agricultura de base ecológica, identificaram a diversidade da produção e do mercado, os elementos motivadores desta expansão e os obstáculos, à luz do contexto atual.

Segundo a pesquisadora, foi realizada uma interpretação sócioeconômica de dados estatísticos coletados e da análise de entrevistas efetuadas com diferentes agentes sociais e organizações econômicas, que mostrou o histórico da emergência e da expansão da agricultura de base ecológica; identificou o seu estado de desenvolvimento no Brasil e no Estado de São Paulo e caracterizou também as cadeias da produção certificadas respectivamente para exportação e mercados locais.

Lucimar afirma que esses dados devem subsidiar a formulação de políticas públicas no âmbito do desenvolvimento da produção e comercialização de alimentos orgânicos no País.

A pesquisadora participou de projeto sobre sustentabilidade da produção orgânica global e estudo da cadeia de alimentos orgânicos, vinculado ao convênio Embrapa Meio Ambiente e Instituto Internacional de Pesquisa em Agricultura Orgânica - ICROSF, com sede na Dinamarca.

Cristina Tordin
Jornalista, MTb 28.499
Embrapa Meio Ambiente