Acesso à Informação Portal de Estado do Brasil  
A Unidade
Linhas de Pesquisa
Produtos e Serviços
Eventos
Publicações
Biblioteca
Sala de Imprensa
Responsabilidade Social
Estágio
Meu Cadastro
Licitações
Área Restrita

Acesso à Informação da Embrapa
Quinta-feira, 24 de abril de 2014




Curso Prático em Agricultura Orgânica 2009

Módulo I - 27 e 28 de junho
Módulo II - 25 e 26 de julho
Módulo III - 29 e 30 de agosto
Módulo IV - 26 e 27 de setembro

Fazenda Nata da Serra - Serra Negra, SP
Sítio Catavento - Indaiatuba, SP

Introdução

A exploração dos recursos naturais pelo homem para fins econômicos provocou profundas alterações sociais e ambientais em nosso planeta. As conseqüências são inúmeras e em alguns casos catastróficas. Em contrapartida os estudos e evidências demonstram que a única esperança para a prosperidade da humanidade é o uso responsável e racional dos recursos, ou seja, a busca por métodos de desenvolvimento sustentável em todas as vertentes da economia.

No caso específico da agricultura, o sistema orgânico é o que mais se aproxima do ideal da sustentabilidade e da responsabilidade sócioambiental, unindo o respeito ao meio ambiente, ao trabalhador e à sociedade com viabilidade econômica.

Surge assim a necessidade de profissionais capacitados para atender esta crescente demanda nos setores de produção, comercialização e exportação de produtos orgânicos.

Público-alvo

Agricultores, engenheiros agrônomos, técnicos agrícolas, estudantes, comerciantes, ambientalistas e demais interessados.

Objetivo

Capacitar os participantes para o desenvolvimento de atividades nas áreas de produção, comercialização e assistência técnica de produtos orgânicos.

Formato

Serão abordadas todas as questões fundamentais da agricultura orgânica, durante quatro fins de semana, sendo um módulo por mês, com carga horária total de 64 horas.

Metodologia

As aulas teóricas serão realizadas no período da manhã e ministradas por profissionais conceituados com temas previamente estabelecidos pela organização técnica. As aulas práticas ocorrerão à tarde, e serão conduzidas por produtor orgânico, visando demonstrar na prática os temas teóricos. À noite haverá apresentação de vídeos para discussões e trabalhos em grupo

Conteúdo

Módulo I - Introdução à agricultura orgânica
27 e 28 de junho
(Sítio Catavento - Indaiatuba, SP)


- Definição e princípios da agricultura orgânica
- Manejo ecológico do solo
- Importância dos centros de origem das plantas e sua resistência a pragas e doenças
- Teoria da Trofobiose
- Análise de solos
- Indicadores de qualidade de solo
- Vocação da propriedade
- Conforto ambiental da planta
- Equilíbrio nutricional

Docentes: Ana Primavesi, Hasime Tokeshi e Pedro José Valarini
Produtor: Fernando Ataliba Nogueira

Módulo II - Manejo ecológico e agrofloresta
25 e 26 de julho
(Sítio Catavento - Indaiatuba, SP)


- A Natureza como modelo
- Fertilização
- Irrigação
- Manejo ecológico de pragas e doenças
- Agrofloresta

Docentes: Carlos Armênio Khatounian e Nelson Correa Neto
Produtor: Fernando Ataliba Nogueira

Módulo III - Pecuária e processamento
29 e 30 de agosto
(Fazenda Nata da Serra - Serra Negra, SP)


- Manejo e conservação de pastagens
- Sistemas ecológicos de produção (ambiência)
- Controle de ecto e endo parasitas
- Homeopatia animal
- Produção de leite
- Industrialização (laticínios)
- Pastejo rotacionado
- Arborização e consorciação
- Projeto Balde Cheio

Docentes: Artur Chinelato de Camargo, Marcelo Morandi e Mário Ramos
Produtor: Ricardo Schiavinato

Módulo IV - Aspectos econômicos e sociais
26 e 27 de setembro
(Sítio Catavento - Indaiatuba, SP)


- Planejamento agrícola
. Custo de produção
. Análise de mercado
. Planejamento estratégico
. Planejamento tático
. Planejamento operacional
- Questões nutricionais
- Questões de saúde
- Questões sociais

Docentes: Nilson Antônio Modesto Arraes e Elaine Azevedo
Produtor: Ricardo Schiavinato e Fernando Ataliba Nogueira

Ana Primavesi. Graduada em Agronomia pela Universidade Federal de Viena; Doutora em Solos; professora de Nutrição Vegetal na Universidade de Santa Maria, RS; fundadora e diretora do Laboratório de Química do Solo. Uma das personalidades do Movimento Agroecológico do Brasil e escritora de diversos livros e artigos sobre Agricultura.

Artur Chinelato de Camargo. Graduado em Engª Agronômica pela Universidade de São Paulo; mestre em Nutrição Animal e doutora em Biologia Vegetal pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho". Pesquisador da Embrapa Pecuária Sudeste.

Carlos Armênio Khatounian. Graduado em Química e Engª Agronômica pela Universidade de São Paulo; mestre em Agricultura Ecológica e doutor em Agricultura Sustentável pela Universidade do Estado de Iowa, EUA. Pesquisador do IAPAR - Instituto Agronômico do Paraná e professor da ESALQ - Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz". Sócio-fundador da AAO - Associação de Agricultura Orgânica e membro do Comitê de Normas Técnicas da IFOAM - International Federation of Organic Agriculture Movements.

Elaine de Azevedo. Graduada em Nutrição pela Universidade Federal do Paraná; especialização em Medicina Antroposófica, mestre em Agroecossistemas e doutora em Sociologia Politica e Ambiental pela Universidade Federal de Santa Catarina. Consultora nas seguintes áreas: Qualidade de Alimentos Orgânicos. Saúde,Qualidade de Vida e Agricultura Familiar Orgânica; Segurança Alimentar e Nutricional; Alimentação Escolar Orgânica; Sensibilização do Consumidor Orgânico; Marketing Institucional dos Alimentos Orgânicos; Riscos vinculados a produção de alimentos; Contexto sócio-político da pesquisa científica em Nutrição.

Fernando Ataliba Nogueira. Graduado em Sociologia pela PUC- Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; Membro do Conselho da AAO; produtor orgânico certificado e proprietário do Sítio Catavento.

Hasime Tokeshi. Graduado em Engª Agronômica pela ESALQ, Doutorado pela Universidade do Estado de Ohio, EUA. Professor titular do departamento de Fitopatologia da ESALQ e coordenador do programa de melhoramento de hortaliças para o sistema de agricultura sustentável da Fundação Mokiti Okada.

Marcelo Augusto Boechat Morandi. Graduado em Engª Agronômica, mestre e doutor em Fitopatologia pela Universidade Federal de Viçosa, MG e pela Universidade de Guelph, Canadá. Pesquisador da Embrapa Meio Ambiente em controle biológico e outros métodos biocompatíveis no manejo de doenças de plantas.

Mário Ramos. Graduado em Medicina Veterinária e especialista em saúde e terapias. Médico veterinário homeopata e inspetor do IBD - Associação de Certificação Instituto Biodinâmico.

Nelson Eduardo Corrêa Netto. Graduado em Engª Agronômica, formado pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, com 12 anos de experiência em assessoria ao desenvolvimento de sistemas agroflorestais e organização da Cooperafloresta - Associação dos Agricultores Agroflorestais de Barra do Turvo, SP e Adrianópolis, PR.

Nilson Antonio Modesto Arraes. Graduado em Engª Agrícola, mestre em Engª Elétrica e doutor em Engª Civil pela UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas. Professor colaborador da Faculdade de Engenharia Agrícola - FEAGRI/ UNICAMP.

Pedro José Valarini. Graduado em Engª Agronômica, mestre e doutor em Fitopatologia pela USP - Universidade de São Paulo. Pós-doutorado em Microbiologia do Solo pela Universidad Europea de Madrid – UEM, na Espanha e pela Universidad de La Frontera – UFRO no Chile. Professor do Curso de Agroecologia e Desenvolvimento Rural da UFSCar em Araras, SP. Membro representante da Embrapa na CPOrg-SP (Comissão da Produção Orgânica no Estado de São Paulo). Pesquisador da Embrapa Meio Ambiente em indicadores de qualidade ambiental (do solo).

Ricardo Schiavinato. Graduado em Engª Agronômica pela Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias de Jaboticabal, SP. Consultor em agricultura orgânica, produtor orgânico certificado e proprietário da Fazenda Nata da Serra.

Inscrições

Inscrições encerradas

Informações sobre hospedagem e alimentação

Sítio Catavento Produtos Orgânicos
(19) 3894-5775 / (19) 9698-7241
sitiocatavento@gmail.com

Mapas - Localização

Partindo de Campinas/SP
Partindo de São Paulo/SP

Mais informações

Embrapa Meio Ambiente
Área de Comunicação Empresarial
Caixa Postal 69
Cep 13820-000 Jaguariúna/SP
Telefone: (19) 3311-2653
Fax: (19) 3311-2740
Atendimento ao cliente: sac@cnpma.embrapa.br
Site: www.cnpma.embrapa.br

Realização




Voltar