Embrapa


3o Congresso Interinstitucional de Iniciação Científica - CIIC 2009

6 e 7 de agosto de 2009

Instituto Agronômico - IAC

O 3o CIIC 2009 tem o objetivo de estimular a formação de novos pesquisadores com base em programas de iniciação científica, tendo como principais representantes os bolsistas do PIBIC (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq.

O programa contará com apresentações de palestrantes convidados, apresentações orais e de pôsteres, em seções temáticas.

Em 2009, Embrapa Informática Agropecuária passará a integrar o grupo de instituições responsáveis pela realização do Congresso que já conta com o Instituto Agronômico - IAC, o Instituto de Tecnologia de Alimentos - ITAL e a Embrapa Meio Ambiente.

A Comissão Organizadora do CIIC 2009 abriu 10 vagas para cada instituição promotora do evento a alunos de iniciação científica não vinculados ao PIBIC, que estejam em atividades de pesquisa nessas instituições, para submissão de resumos expandidos e pôsteres a serem publicados nos anais.

Resumos expandidos, apresentações orais e de pôsteres

Todos os participantes deverão elaborar um resumo expandido, em conformidade com as normas, que será publicado nos anais.

Os arquivos do resumo e do pôster devem ser transformados em PDF antes de serem entregues. Para isso, pode ser usado um dos diversos softwares de conversão disponíveis na Internet, dentre eles: CutePDF Writer e PDFCreator. Existe, também, o site na Internet que faz a conversão gratuitamente no endereço: www.freepdfconvert.com.

As Comissões Julgadoras de cada instituição promotora escolherão, entre seus bolsistas, aqueles que realizarão as apresentações orais. Os demais autores apresentarão seus trabalhos na forma de pôsteres de acordo com as normas requeridas, em seções temáticas, cujo horário será estabelecido na programação do evento.

O trabalho de impressão e disposição dos pôsteres nas seções temáticas ficará a cargo da organização do evento. Para isso, os autores deverão entregar seus arquivos gravados e formatados segundo o modelo disponibilizado nas normas.

Os cuidados com a qualidade técnica, formatação e correção ortográfica dos trabalhos dos bolsistas PIBIC e estagiários ficarão sob a responsabilidade de seus respectivos orientadores. A organização do evento devolverá para correção os trabalhos que estiverem em desacordo com as normas estabelecidas.

Premiação

Cada instituição terá uma Comissão Julgadora que selecionará os melhores trabalhos para apresentações orais, e dentre essas serão escolhidos os trabalhos a serem premiados de acordo com critérios estabelecidos.

Todas as apresentações de bolsistas PIBIC, sejam elas orais ou na forma de pôsteres, serão avaliadas por uma comissão representante do CNPq.

Inscrições

Todos bolsistas, estagiários, e orientadores, deverão estar oficialmente inscritos para participarem do evento. Os procedimentos para realizar as inscrições serão divulgados pelas instituições de origem em momento oportuno.

Arquivos para download

Normas para Formatação

Resumo Expandido
Pôster

Modelos de Pôsteres

Embrapa Informática Agropecuária
Embrapa Meio Ambiente
Instituto Agronômico - IAC
Instituto de Tecnologia de Alimentos - ITAL

Programação

Clique aqui para obter a programação do evento.