Embrapa


Pesquisador da Embrapa estuda biodiversidade de bactérias da Antártica

26.2.2009

O pesquisador Itamar Soares de Melo, da Embrapa Meio Ambiente (Jaguariúna, SP), participou da 27a Operação Antártica, de 15 de dezembro de 2008 a 20 de janeiro de 2009. Ele coletou amostras de diversos ambientes para isolamento e caracterização da biodiversidade de bactérias tolerantes a baixa temperatura para o projeto coordenado pela professora Vivian Pellizari, do Instituto de Oceanografia da Universidade de São Paulo – USP, patrocinado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq, que estuda microrganismos de ambiente terrestre e marinho desse Continente.

O pesquisador explica porque é importante estudar as bactérias fixadoras de nitrogênio gasoso - N2 e radiação ultra-violeta – UV-B nesse ambiente. “A radiação UV-B tem sido mais intensa na Antártica, onde o buraco da camada de ozônio tem perdurado por mais tempo. Os efeitos dessa radiação são mais danosos aos microrganismos, nos quais afeta diretamente o DNA, causando mutações”.

Pinguim Antártica
Foto: Itamar Soares de Melo

Além do estudo dessas bactérias pigmentadas associadas às plantas da Antártica (Deschampsia e Colobanthus) quanto a sua sensibilidade a UV-B, o projeto irá verificar se a radiação afeta as plantas e os microrganismos e seu impacto ambiental e, com o aumento da radiação, qual seria o possível dano àquele ambiente, principalmente às plantas .

Com relação às bactérias fixadoras de nitrogênio, enfatiza o pesquisador, o projeto analisa a diversidade de bactérias endofíticas e também aquelas presentes no solo capazes de fixar o nitrogênio nas plantas e os mecanismos de adaptação a baixas temperaturas.

Melo fazendo coletas
Foto: Aline Pellizari

O esperado com essas pesquisas é ter um diagnostico da biodiversidade de bactérias de diversos ecossistemas, como também suas atividades funcionais, com o propósito de descoberta de substâncias biologicamente ativas, compostos ou metabólitos secundários com potencial biotecnológico e também com propriedades medicinais.

Sobre o imenso Continente, de 14 milhões de km2, com 90% de gelo e 80% da água doce do mundo, o pesquisador se emociona ao dizer que “apesar de inóspito, há muita diversidade biológica, grande parte a ser descoberta e o mais importante, o compromisso de preservá-lo”.

Cristina Tordin
Jornalista, MTB 28499
Embrapa Meio Ambiente