Embrapa


Projeto Horta Solidária recebe a visita da nova equipe da Prefeitura

19.2.2009

A equipe do Projeto Horta Solidária, parceria entre a Prefeitura de Jaguariúna, a Embrapa Meio Ambiente e a Faculdade de Jaguariúna – FAJ, recebeu a visita de integrantes da nova equipe da Prefeitura em 13 de fevereiro de 2009. Nesse encontro mostrou-se um pouco do que foi feito nos últimos 4 anos e também as novas metas estabelecidas.
Foto: Cristina Tordin

Para o vice-prefeito Israel Pereira, que esteve representando o Prefeito, “o projeto já se consolidou em nosso município, mostrando que a parceria entre o governo municipal e a Embrapa surtiu efeitos benéficos para a comunidade do bairro Tanquinho”. Ele enfatizou que este governo está à disposição para contribuir com a ampliação do projeto para outros bairros.

Outro tema apresentado aos visitantes foi sobre a qualidade da água. Conforme o vice-prefeito, as pesquisas inovadoras sobre a qualidade da água, bem como os estudos que vêm sendo desenvolvidos com os peixes que habitam os rios da região foram surpreendentes. Estes estudos estão sendo desenvolvidos na Escola Municipal “Oscarlina Pires Turato”.

O chefe-geral da Embrapa Meio Ambiente, Claudio Spadotto, aproveitou a presença de todos para agradecer a parceria. Para ele, projetos de responsabilidade social que envolvem toda a comunidade são sempre bem vindos. Spadotto falou também sobre o projeto de inclusão digital – uma nova parceria com a Prefeitura que busca atender jovens deste mesmo bairro. Para isso, uma das salas da Embrapa Meio Ambiente está em fase de adaptação e será destinada ao futuro centro de treinamento. A Prefeitura participará cedendo os computadores, impressoras e outros materiais necessários ao bom desenvolvimento dos cursos.

História do Projeto Horta Solidária

O projeto foi apresentado ao Fome Zero em maio de 2004. Sua aprovação e homologação ocorreram em novembro de 2004. Foram mobilizadas 43 famílias do bairro do Tanquinho Velho em Jaguariúna, localizado no entorno da Embrapa Meio Ambiente, para participarem. Porém, o depósito efetivo de recursos para a Prefeitura só aconteceu em junho de 2005. Em julho daquele ano iniciou-se o preparo do solo, a colocação de cerca em torno da área, assim como foram iniciados os contatos junto aos parceiros para a aquisição de outros itens necessários a sua execução (lixeiras ecológicas, fachada estilizada da horta, quiosque). Foi realizada também neste período a pesquisa de hábitos alimentares, coordenada pelo Curso de Nutrição da FAJ, além da elaboração da cartilha do projeto.

A horta foi inaugurada em 28.11.2005, sendo que neste mesmo mês foram iniciadas as capacitações das famílias. Parte destas famílias foi encaminhada ao Programa da Prefeitura de Jaguariúna (Original da Terra), para treinamento em práticas de geração de renda e uma associação de moradores do bairro também foi formada. O grupo vem produzindo doces, geléias, pães caseiros, com as hortaliças de suas hortas.

O Projeto recebe a visita contínua de alunos de escolas públicas e privadas e de outras entidades. Cerca de 3.800 alunos já visitaram a horta escola desde a sua inauguração. É importante ressaltar ainda que toda a produção excedente da horta é doada para entidades carentes.

Estiveram presentes nesta visita, além do vice-prefeito Israel Pereira, Fernanda Bergamasco, assessora do secretário de Governo; William Morrinho, secretário de Gestão Social; Maraci Gothardo, assistente social; Rose Suely Martins, diretora de Gestão Social; Ana Mieli, diretora da Escola “Oscarlina Pires Turato”; Alessandra Silva, secretária de Educação; Andreia Fabi, diretora de Projetos Educacionais e Augusto Rudge Simon, diretor de Agropecuária e Meio Ambiente.

Cristina Tordin
Jornalista, MTB 28499
Embrapa Meio Ambiente