Embrapa


Dia de campo aborda o sistema de integração lavoura-pecuária-floresta e produção sustentável da soja na bacia do rio Xingu

6.2.2009

Pesquisadores da Embrapa – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária e parceiros, unidades Meio Ambiente (Jaguariúna, SP), Soja (Londrina, SP), Arroz e Feijão (Santo Antônio de Goiás, GO) e Transferência de Tecnologia (Rondonópolis, RO) organizam dia de campo na Fazenda Certeza, em Querência, MT, Bacia do Rio Xingu, em 7 de fevereiro de 2009 para a apresentação do Sistema de integração lavoura-pecuária-floresta - ILPF e dos resultados já alcançados desde sua implantação naquela localidade há dois anos.
Rio Xingu
Foto: Ladislau Araújo Skorupa

De acordo com o pesquisador da Embrapa Meio Ambiente, Ladislau Skorupa, integrante da equipe, “os sistemas de integração lavoura-pecuária e integração lavoura-pecuária-floresta possibilitam aos produtores conciliarem a pecuária bovina e a produção de grãos na mesma área, conciliando também a atividade florestal sustentável”.

“Essa integração permite a intensificação do uso da terra por meio de rotações ou cultivos em sequência, ou mesmo associados, de grãos com pastagens, garantindo a sustentabilidade da produção”, diz o pesquisador.

Segundo Skorupa, os benefícios são múltiplos e ocorrem tanto para a agricultura - aumento do teor de matéria orgânica do solo, redução de erosão, supressão de patógenos, entre outros - quanto para a pecuária, com a recuperação química e física dos solos das pastagens e produção de alimentos para a estação seca do ano a custos reduzidos. “Estes sistemas preconizam a rotação de culturas por meio do sistema de plantio direto, utilizando boas práticas agropecuárias e o manejo integrado de pragas, que otimizam o uso de agroquímicos, quando comparados aos sistemas de produção tradicionais”, completa ele.

Do ponto de vista estratégico, para a manutenção das florestas nativas, a adoção dos sistemas propostos reduz a pressão para a expansão da fronteira agrícola, e novos desmatamentos, uma vez que há uma intensificação do uso do solo ao longo do ano, de forma vantajosa e sustentável. Outros benefícios atribuídos ao Sistema ILPF é a redução do uso de agroquímicos e de melhorias nos parâmetros físicos dos solos, aumentando a capacidade de infiltração das águas das chuvas e, com isso, o abastecimento dos lençóis freáticos.

O Dia de Campo irá abordar o funcionamento do sistema Integração Lavoura-Pecuária-Floresta, desafios, controle de invasoras, recomendações fitossanitárias, indicadores físicos de sustentabilidade em sistemas de lntegração, dinâmica de nutrientes, bem como a recuperação de Áreas de Preservação Permanente (APP), sua importância e recomendações.

São 150 vagas gratuitas e as inscrições podem ser feitas no local.

São parceiros: Bunge, Plantagro Ltda., Assessoria Agronômica, Dow AgroSciences, Fazenda Certeza (proprietário Neuri Winck), Grupo SinAgro, Semear Agrícola, Pioneer e Unipasto.

Cristina Tordin
Jornalista, MTb 28.499
Embrapa Meio Ambiente