Embrapa


Empresas já podem contar com um aliado para avaliar os impactos das suas inovações tecnológicas

2.2.2009

A Embrapa Meio Ambiente (Jaguariúna, SP) disponibilizou em sua página da internet um software - “INOVA-tec v 1.0”, que permite a avaliação dos impactos de inovações tecnológicas, fornecendo informações organizadas de acordo com critérios e indicadores nas diversas dimensões onde os impactos da tecnologia podem ser percebidos.
Segundo a pesquisadora responsável pela sua elaboração, Katia de Jesus-Hitzschky, “o software consiste em um sistema que permite a análise do cenário no qual a tecnologia será introduzida e do desempenho da inovação, pela análise dos indicadores de impacto por meio de pesos e índices”.

O Software apresenta 61 indicadores nas dimensões ambiental, social, econômica, ocorrências inesperadas (ou seja, possibilidade de acidentes), dentre outros, mas apresenta como diferencial a possibilidade do avaliador inserir indicadores que sejam mais representativos da tecnologia que será avaliada, possibilitando uma avaliação caso a caso.

“O Software é tão inclusivo que vem sendo utilizado na avaliação de programas e projetos. Um estudo de caso do setor florestal fazendo uso do método já foi até publicado em revista internacional”, afirma a pesquisadora.

Neste sistema, as informações são apresentadas como um norteador para permitir uma avaliação instruída e embasada. Os resultados da avaliação são apresentados no formato de gráficos, tabelas, relatórios e por meio de uma matriz que fornece a recomendação para o melhor gerenciamento do impacto de modo a garantir a sustentabilidade e a otimização dos recursos.

O produtor terá a possibilidade de monitorar quais são os indicadores que podem causar problemas e consequentemente agir de maneira adequada para cada caso, sem afetar o meio ambiente e a saúde humana.

Para a pesquisadora Kátia, a maior contribuição da pesquisa é reduzir os impactos ambientais e sociais. “A utilização do Método e do Software INOVA-Tec atenua a responsabilidade do avaliador como um direcionador dos indicadores que devem ser analisados e dos componentes que podem ter importância nesta avaliação possibilitando a análise caso a caso e, com isto, o emprego da tecnologia de modo que permita a prevenção e mitigação de danos ao meio ambiente”, conclui.

O Software Inova-Tec está disponível gratuitamente no site da Embrapa Meio Ambiente.

O estudo sobre o setor florestal está disponível no site: http://www.jotmi.org/index.php/GT/article/view/cas16/186

Cristina Tordin
Jornalista, MTB 28499
Embrapa Meio Ambiente