Embrapa


Tecnologias da Embrapa Meio Ambiente estão expostas na ExpoT&C na SBPC 2008

15.7.2008

Os visitantes da 60ª Reunião Anual da Sociedade para o Progresso da Ciência - SBPC estão tendo a oportunidade de conhecer três tecnologias da Embrapa Meio Ambiente (Jaguariúna, SP), unidade da Empresa Brasileira de pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento que contribuem para a sustentabilidade social, econômica, produtiva e ambiental do Brasil na Mostra de Ciência e Tecnologia (ExpoT&C).

O pulverizador eletrostático, o motor multicombustível e o coletor solar estão na Mostra que integra a 60ª Reunião com o tema Energia, Ambiente e Tecnologia que ocorre de 13 a 18 de julho, na Unicamp. O pavilhão da ExpoT&C tem 6.600 m2 de área construída e está montado ao lado do Ginásio Multidisciplinar da Universidade Estadual de Campinas - Unicamp no horário das 10h30 às 19h30, durante a semana.

Pulverizador eletrostático é mostrado na Expo T&C
Foto: Eliana Lima

A programação científica do evento está dividida em 17 núcleos temáticos, com foco em ciência, cultura e sociedade. Um destes núcleos vai discutir o papel da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa na produção de biocombustíveis.

Saiba mais sobre as tecnologias apresentadas pela Embrapa Meio Ambiente na ExpoT&C:

Pulverizador eletrostático

Testes realizados mostram que a tecnologia reduz em 13 vezes a dose aplicada, gerando economia para o produtor e diminuindo a poluição ambiental. Outra vantagem da pulverização eletrostática é reduzir em 12 vezes a contaminação dos aplicadores. As gotas, carregadas com eletricidade estática, acabam sendo atraídas pelas plantas, fixando-se até nas partes inferiores das folhas, reduzindo o volume que cai no solo e o desperdício. Na pulverização convencional apenas 30% do produto aplicado se depositam nas plantas, enquanto que na eletrostática, pode atingir 70% e possibilita uma redução real na dose do produto aplicado, sem perda da eficácia de controle.

Motor multicombustível

O motor apresenta várias utilidades para os agricultores, desde carregar pequenas baterias ou qualquer atividade que não necessite de motores muito potentes. Podem, por exemplo, ser aplicados nas bombas d’água em projetos de irrigação; retirada de água de poços para consumo humano; como gerador para iluminação de emergência em residências; em atividades de lazer, como camping e pescaria; carregador de celulares, e até na dessalinização da água. Tem a vantagem de utilizar qualquer tipo de combustível renovável sendo este sólido, líquido ou gasoso, que gere calor. Assim, além de combustíveis líquidos como o álcool, diesel e gasolina pode funcionar também com carvão, cavacos de madeira, gravetos, palha e até restos de culturas de propriedades agrícolas e até energia solar. Contribui desta forma para a redução de emissão de poluentes para a atmosfera.

Coletor solar

Com funcionamento simples e construção barata, o coletor solar tem finalidade acabar com os fungos, bactérias e algumas plantas daninhas do solo a ser utilizado para o plantio de mudas. Composto de uma caixa de madeira, com tubos de ferro galvanizado onde o solo é colocado e coberto por um plástico transparente. O mecanismo de funcionamento é o mesmo de um aparelho de energia solar utilizado para aquecer água em residências. O sol bate nos tubos, aquece a terra e os microrganismos são eliminados pelo calor. Normalmente, em um dia de sol, a temperatura dentro dos tubos chega a 90 graus, o que é suficiente para matar os fungos mais comuns como Scletorinia sclerotiorum, Sclerotium rolfsii, Verticillium e Rhizoctonia solani entre outros, pois são todos sensíveis ao calor.

Eliana Lima, MTb 22.047
Jornalista
Embrapa Meio Ambiente