Embrapa


Chefe geral da Embrapa Meio Ambiente recebe medalha Fernando Costa

10.7.2008

Nesta segunda-feira, 14 de julho, o engenheiro agrônomo e chefe-geral da Embrapa Meio Ambiente (Jaguariúna, SP), Claudio Aparecido Spadotto recebe em São Paulo a Medalha “Fernando Costa”.

Spadotto foi escolhido pela Associação dos Engenheiros Agrônomos do Estado de São Paulo – AEASP como um dos profissionais de destaque do ano de 2007 na modalidade Pesquisa.

Foto: Adriano Rosa

A Medalha “Fernando Costa” foi instituída a partir de 1991 para os destaques em Liderança Rural; Iniciativa Privada; Ensino; Pesquisa; Extensão; e Destaque – Empresas/Agronegócios. Os escolhidos receberão a homenagem em cerimônia denominada “Noite da Deusa Ceres”, a ser realizada no Esporte Clube Sírio a partir das 19 horas.

Anualmente, a AEASP presta homenagens aos engenheiros que, por sua atuação profissional, mais se destacaram na área da Agronomia durante o ano. É o Conselho Deliberativo da AEASP que elege os homenageados mediante proposta fundamentada da Diretoria e dos associados. Ao receberem a estatueta da deusa Ceres eles entram para o rol de agrônomos ilustres da Associação.

“Sinto-me honrado com essa distinção oferecida por colegas de profissão, que representam diferentes segmentos da agricultura brasileira. Compartilho essa homenagem com muitas pessoas que fizeram e fazem parte da minha trajetória profissional. A satisfação é muito grande, assim como a responsabilidade, dada à importância do título”, diz Spadotto.

Deusa Ceres

Deusa romana da colheita e da agricultura, filha de Saturno e Cibele. Corresponde à deusa grega Deméter. Foi-lhe consagrado um templo no Aventino. O famoso templo de Elêusis, na Grécia, também era dedicado ao culto de Deméter. A palavra cereal deriva-se de seu nome a quem os romanos dedicavam de 12 a 19 de abril grandes festas que duravam uma semana. Dois jogos de caráter helênico e plebeu realizavam-se em sua honra anualmente.

Saiba mais sobre Claudio Spadotto

Confira os homenageados

Engenheiro agrônomo do ano: Marcos Sawaya Jank
Engenheiro agrônomo emérito: Hadjimi Icuno

Medalhas Fernando Costa

Extensão Rural: José Cezar Zoccal
Pesquisa: Claudio Aparecido Spadotto e Edivaldo Domingues Velini
Ensino: Geraldo Papa
Iniciativa privada: Rodolfo Geraldi Norivaldo

Eliana Lima
Jornalista, MTb 22.047
Embrapa Meio Ambiente