Embrapa


Biocombustíveis: países do Cone Sul estudam programa comum

10.7.2008

Pesquisadores de instituições vinculadas ao Programa Cooperativo para o Desenvolvimento Tecnológico Agroalimentar e Agroindustrial do Cone Sul - Procisur se reúnem em Brasília, DF para fazer um plano de cooperação para construir uma plataforma tecnológica regional (chamada de PTR), que tratará especificamente de pesquisas para biocombustíveis.
Foto: Nilza P. Ramos

A reunião, com ênfase na produção de etanol a partir do bagaço de cana-de-açúcar, resíduos florestais e biomassa de gramíneas, dentre outras matérias-primas (o etanol lignocelulósico) será realizada na Sede da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e contará com representantes da Argentina, Brasil, Bolívia, Chile, Paraguai e Uruguai.

Com a programação agendada para os dias 17 e 18 de julho, cada um dos representantes de institutos nacionais de investigação agrícola dos países envolvidos fará apresentações sobre os estudos desenvolvidos na área de biocombustíveis. Um dos objetivos da reunião é justamente identificar e colocar em contato os grupos desses países que estão trabalhando no tema, com projetos em andamento ou em processo de formulação, sempre direcionados à produção de etanol a partir da biomassa lignocelulósica.

Uma das instituições membro do Procisur (que é coordenado pelo Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura - IICA), a Embrapa coordena a reunião, que será aberta pelo diretor executivo Kepler Euclides Filho. Somente da Empresa participam sete pesquisadores, atualmente envolvidos com o assunto do encontro (confira abaixo quem estará na reunião).

Os participantes

Embrapa: Alexandre Cardoso (Assessoria de Relações Internacionais); Cristina Machado e Esdras Sundfeld (Embrapa Agroenergia); Denise Werneck de Paiva (Departamento de Pesquisa e Desenvolvimento); Itamar Soares de Melo (Embrapa Meio Ambiente); Ladislau Martin Neto (Embrapa Instrumentação Agropecuária); Sônia Couri (Embrapa Agroindústria de Alimentos).

Instituto Nacional de Tecnologia Agropecuária da Argentina - INTA: Angel Cataldi e Jorge Hilbert.

Instituto de Investigações Agropecuárias do Chile - INIA: Gabriel Saavedra.

Universidade de Concepción do Chile: Rosalía Parra.

Direção de Investigação Agrícola do Paraguai - DIA: Edgar Álvarez .

Instituto Nacional de Investigação Agropecuária do Uruguai - INIA: Daniel Vásquez e Jorge Sawchik.

Procisur: Emílio Ruz.

Bolívia: não informou nome do representante.

Anote

Dias 17 e 18 de julho
Local: sala de reuniões da Assessoria de Relações Internacionais da Embrapa Informações: Embrapa Agroenergia, telefone (61) 3448-4246

Deva Rodrigues
Jornalista, MTb/RS 5297
Assessoria de Comunicação Social
Embrapa Sede