Embrapa


Congresso de Iniciação Científica começa em julho

7.7.2008

Estimular a formação de novos pesquisadores, com base em programas de iniciação científica, é o principal objetivo do 2° Congresso Interinstitucional de Iniciação Científica - CIIC 2008, a ser realizado de 29 a 30 de julho no Instituto de Tecnologia de Alimentos – Ital, em Campinas, SP.

Esta é a segunda edição do evento, resultado da cooperação entre o Ital, o Instituto Agronômico - IAC e a Embrapa Meio Ambiente (Jaguariúna, SP), unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Foto: Arquivo Embrapa

O pesquisador da Embrapa Meio Ambiente Luiz Alexandre Nogueira de Sá, um dos coordenadores, acredita que o evento cria oportunidades para os jovens apresentarem seus trabalhos a partir de um programa de bolsas. “Esses alunos efetivamente participam dos programas em suas instituições no sistema completo da pesquisa, que é uma política do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq, e assim, já fazem o que o programa pede, que é elaborar os trabalhos, concluí-los e apresentar os resultados em um evento”, informa ele.

Os participantes deverão elaborar resumo expandido e pôster. De acordo com os organizadores, o resumo expandido possui a estrutura básica de um artigo científico, só que mais conciso na descrição de suas etapas, permitindo que a essência do trabalho seja compreendida com economia de texto.

O Congresso, que contará com palestras, apresentações orais e apresentação de pôsteres em seções temáticas, engloba as atividades de iniciação científica desenvolvidas pelos estudantes nas instituições participantes, contempladas pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - PIBIC do CNPq e de outras agências de fomento. A participação é aberta a todos os alunos das instituições participantes. Para Sá, “é importante destacar a união das instituições para a realização do Congresso, a importância da pesquisa e a integração entre os centros de pesquisa”.

Cristina Tordin
Jornalista, MTb 28.499
Embrapa Meio Ambiente