Embrapa


Curso de Agricultura Orgânica une teoria e prática em propriedades agrícolas

28.5.2008

O sítio Catavento (Indaiatuba, SP) e a Fazenda Nata da Serra (Serra Negra, SP), a Fundação de Apoio à Pesquisa Agrícola – Fundag e a Embrapa Meio Ambiente (Jaguariúna, SP), unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento organizam o Curso Prático em Agricultura Orgânica em 4 módulos, de julho a setembro de 2008, nos finais de semana.
Tomates orgânicos
Foto: Pedro Valarini

Tanto a parte teórica como a prática serão realizadas nesses dois sítios, com atividades agrícolas, de pecuária leiteira e de processamento. As propriedades, parte integrante de pesquisa e extensão rural, constituem unidades de pesquisa e de demonstração da Embrapa Meio Ambiente.

A exploração dos recursos naturais pelo homem para fins econômicos, provocou profundas alterações sociais e ambientais em nosso planeta. Para o pesquisador da Embrapa Meio Ambiente Pedro Valarini, também um dos coordenadores do curso, as conseqüências são inúmeras e em alguns casos catastróficas, como por exemplo, a degradação do solo, contaminação das águas, aumento do efeito estufa, entre outros.

“Os estudos e evidências demonstram que a única esperança para a prosperidade da humanidade é o uso responsável e racional destes recursos, ou seja, a busca por métodos sustentáveis de desenvolvimento em todas as vertentes da economia”, enfatiza.

Conforme Valarini, para o caso específico da agricultura, o sistema orgânico é o que mais se aproxima do ideal de sustentabilidade e responsabilidade socioambiental, unindo o respeito ao meio ambiente, ao trabalhador, à sociedade, além da viabilidade econômica.

Ele acredita que o curso é importante pela necessidade atual de profissionais capacitados para atender a crescente demanda nos setores de produção, comercialização e exportação de produtos orgânicos.

Programa

O programa consta de formação básica, uma vez que aborda todas as questões fundamentais da agricultura orgânica. As aulas teóricas serão no período da manhã e ministradas por profissionais conceituados, enquanto que as aulas práticas ocorrerão no período da tarde, ministradas por produtores orgânicos acompanhados pelo professor da manhã. Durante a noite serão apresentados vídeos para discussões e realizados trabalhos em grupo, bem como reuniões mais descontraídas para troca de experiências.

O Módulo 1 abrange a definição e princípios da agricultura orgânica, manejo ecológico do solo, a importância dos centros de origem das plantas e sua resistência a pragas e doenças, a vocação da propriedade, o conforto ambiental da planta e seu equilíbrio nutricional. Os docentes desse módulo são Ana Primavesi, Pedro Valarini e Hasime Tokeshi.

O Módulo 2 versa sobre plantio, fertilização, irrigação, manejo ecológico de pragas e doenças, teoria da Trofobiose, análise de solos e equilíbrio de bases. Os docentes são Carlos Armênio Kathounian e Nelson Eduardo Corrêa Netto. Fernando Ataliba Nogueira é o produtor dos Módulos 1 e 2.

O Módulo 3 aborda pecuária e processamento, manejo e conservação de pastagens, sistemas ecológicos de produção (ambiência), controle de ecto e endo parasitas, homeopatia animal, produção de leite, industrialização (laticínios), pastejo rotacionado, arborização e consorciação e o Projeto Balde Cheio. Os docentes são Artur Chinelato, Marcelo Morandi e Mário Ramos.

Aspectos econômicos e sociais da produção orgânica é o tema do Módulo 4. Serão discutidos certificação, aspectos legais, marketing, alternativas aos modelos atuais, comercialização, organização e análise estratégica, custo de produção, planejamento de produção, questões sociais e de saúde. Os docentes são Nilson Antônio Modesto Arraes e Elaine Azevedo. Ricardo Schiavinato e Fernando Ataliba Nogueira são os produtores dos Módulos 3 e 4.

Informações sobre valores das inscrições, parcelamentos, alimentação e hospedagem podem ser solicitadas pelo email sac@cnpma.embrapa.br pelo telefone 19.3311.2653 ou sitiocatavento@gmail.com, telefones 19.3894.5775 e 9698.7241 com Mazinho.


Cristina Tordin
Jornalista, MTb 28.499
Embrapa Meio Ambiente