Embrapa


Ministro da agricultura conhece motor multicombustível

14.4.2008

Duas tecnologias da Embrapa Meio Ambiente (Jaguariúna, SP), unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária — motor multicombustível e coletor solar foram apresentadas no estande do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento na 48ª Exposição Agropecuária e Industrial de Londrina - ExpoLondrina 2008, de 3 a 13 de abril, em Londrina, PR.Foto: Paulo de Oliveria Filho (Mapa)

O Ministro da Agricultura Reinhold Stephanes visitou o estande e demonstrou interesse especial pelas perspectivas e possibilidades de utilização do motor multicombustível em propriedades rurais não assistidas por energia elétrica.

O técnico da Embrapa Meio Ambiente, Henrique Barros Vieira explicou sobre o funcionamento do motor e sobre suas possibilidades de uso, como geração de energia elétrica, recarga de baterias, acionamento de bombas d’água, entre outros.

Motor multicombustível

Com potência inferior aos motores tradicionais que utilizam gasolina, álcool ou diesel, o motor transforma qualquer fonte de calor em trabalho útil, com a vantagem de utilizar qualquer tipo de combustível renovável sendo este sólido, líquido ou gasoso, que gere calor.

De acordo com o pesquisador Aldemir Chaim, idealizador do invento, o motor apresenta várias utilidades para os agricultores, desde carregar pequenas baterias ou qualquer atividade que não necessite de motores muito potentes.

“Podem, por exemplo, ser aplicados nas bombas d’água em projetos de irrigação; retirada de água de poços para consumo humano; como gerador para iluminação de emergência em residências; em atividades de lazer, como camping e pescaria; carregador de celulares, e até na dessalinização da água”, informa. “É extremamente simples, fácil de construir e com custo bastante reduzido”, salienta ele.
Foto: Eliana Lima

Além de combustíveis líquidos como o álcool, pode funcionar também com carvão, cavacos de madeira, gravetos, palha e até restos de culturas de propriedades agrícolas e também energia solar. “Contribui desta forma para a redução de emissão de poluentes para a atmosfera”, diz Chaim. Ele informa que os protótipos da Embrapa Meio Ambiente, confeccionados com latas de conserva, pequenas peças de computador, já foram testados e têm funcionado bem.

A Feira

O tema da 48ª. edição da ExpoLondrina foi “Em busca da produção sustentável”. Segundo a Sociedade Rural do Paraná - SRP, promotora do evento, em parceria com a Secretaria Estadual da Agricultura e Abastecimento, “a feira é uma das mais importantes da América Latina".

A Embrapa Meio Ambiente participou da ExpoLondrina em conjunto com a Embrapa Soja (Londrina, PR); Companhia Nacional de Abastecimento (Conab); o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet); o Departamento de Cooperativismo e Associativismo Rural (Denacoop) e a Secretaria Federal de Fiscalização Agropecuária (SFFA).

Cristina Tordin, MTb 28.499
Eliana Lima, MTb 22.047
Jornalistas
Embrapa Meio Ambiente