Embrapa


Estudantes orientados por pesquisadores da Embrapa Meio Ambiente são premiados em dois concursos

7.3.2008

Dois estudantes, um de iniciação científica e outro de doutorado, orientados por pesquisadores da Embrapa Meio Ambiente (Jaguariúna, SP) foram agraciados com prêmios de melhor trabalho dentro de sua área de atuação já no início deste ano.

O trabalho “Controle Biológico de Sclerotinia sclerotiorum em feijoeiro por isolados de Trichoderma sp. e Clonostachys rosea em microparcelas no campo” desenvolvido pelo bolsista de iniciação científica da Fapesp Lúcio Bertoldo Costa e apresentado no XXXI Congresso Paulista de Fitopatologia, realizado em Campinas, SP de 12 a 14 de fevereiro de 2008, foi o vencedor na categoria de melhor pôster do Prêmio “Vitória Rossetti” de Iniciação Científica. O estudante é orientado pelo pesquisador Marcelo Augusto Boechat Morandi na área de Controle biológico de Doenças de Plantas.
Foto: Arquivo pessoal de Lúcio B. Costa.

Costa que se graduará em dezembro de 2008 em Ciências Biológicas pela Unipinhal - Centro Regional Universitário de Espírito Santo do Pinhal, SP, acredita que “este prêmio tem grande peso em meu currículo e irá me ajudar bastante em conseguir um mestrado na área de Fitopatologia”, prevê.

Já a doutoranda do Programa de Proteção de Plantas, concentração em Fitopatologia da Unesp de Botucatu, SP, Elida B. Correa, orientada pelo pesquisador Wagner Bettiol, elaborou um trabalho sobre identificação de doenças de plantas, incluindo o agente causal e foi a vencedora do Concurso de Slides de Clínica Fitopatológica Prof. Hiroshi Kimati. Este é um tradicional concurso de identificação de doenças de plantas, que ocorre em todos os Congressos Paulistas de Fitopatologia, com a participação de alunos de graduação e pós-graduação, com prêmios específicos para cada modalidade.Foto: Eliana Lima

Segundo a estudante, que pretende terminar seu doutorado em 2009 dentro da linha de pesquisa sobre controle biológico da podridão de raiz em hidroponia, o prêmio instiga os estudantes a conhecerem um pouco mais sobre a sintomatologia de doenças de plantas, o que é importante para um profissional da área. “É um prêmio reconhecido que irá trazer benefícios para o meu currículo. Eu me sinto muito feliz”, comemora ela.

Eliana Lima
Jornalista, MTb 22.047
Embrapa Meio Ambiente