Embrapa


Pesquisadores realizam missões exploratórias à procura de inimigos naturais da cochonilha-da-palma-forrageira

1.8.2007

Pesquisadores da Embrapa Meio Ambiente (Jaguariúna, SP) e da Embrapa Semi-Árido (Petrolina, PE), Unidades da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), vinculada do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, vão realizar nesta primavera missões exploratórias em áreas de restinga, vegetação entre o litoral e início da floresta, em toda a costa atlântica brasileira. O objetivo principal é identificar inimigos naturais nativos e exóticos com potencial de controle biológico da cochonilha-da-palma-forrageira (Dactylopius opuntiae), para avaliar sua capacidade de predação e parasitismo das espécies promissoras.
Cochonilha-da-palma forrageira, sobre Opuntia ficus-indica no Estado da Paraíba.
Foto: Luiz Alexandre N. de Sá

A palma-forrageira, Opuntia ficus-indica (L.) Mill, representa um importante cultivo na região semi-árida com 500 mil hectares cultivados. Na época das secas essa planta é a principal fonte de alimentação dos rebanhos de bovinos e caprinos. Porém, há cerca de seis anos houve uma bioinvasão da cochonilha-da-palma, que se tornou uma séria praga no Semi-Árido brasileiro, tendo já sido disseminada por vários municípios dos Estados de Pernambuco e da Paraíba, segundo os pesquisadores envolvidos na missão.

De acordo com Franco Lucchini e Luiz Alexandre Nogueira de Sá, pesquisadores do Laboratório de Quarentena e Controle Biológico “Costa Lima“ da Embrapa Meio Ambiente, a região de origem da cochonilha-da-palma-forrageira é o México e estão sendo feitos acordos de cooperação para importar inimigos naturais para seu controle biológico clássico. “Será importante importar espécies de inimigos naturais como as joaninhas predadoras Hyperaspis trifurcata Schaeffer e Chilocorus cacti (L.)”, explica Lucchini. “Também já fizemos contato com o Instituto de Fitossanidade do Colegio de Postgraduados do México e estão sendo realizados os procedimentos burocráticos para a importação destes inimigos”, informa Sá. Os pesquisadores esperam que essas espécies sejam promissoras no controle da cochonilha-da-palma.

Eles participam, juntamente com o líder do projeto, o pesquisador Carlos Alberto Tuão Gava da Embrapa Semi-Árido, do projeto “Manejo Integrado da cochonilha-da-palma Dactylopius opuntiae (Hemiptera: Dactylopiidae) em palma-forrageira na região semi-árida do Nordeste brasileiro”, financiado pela Finep (Financiadora de Estudos e Projetos).


Danos do ataque da cochonilha Dactylopius sp. no cacto Opuntia sp., nativo de Florianópolis, SC.

Foto: Eliana Lima

Eliana Lima
Jornalista, MTb 22.047
Embrapa Meio Ambiente