Embrapa


Seminário Nacional de Formação em Agroecologia tem a participação de pesquisadores da Embrapa

4.7.2007

O Seminário Nacional de Formação em Agroecologia, a se realizar de 24 a 27 de julho de 2007 — promoção conjunta da Faculdade de Ciências Agronômicas da Unesp (Universidade Estadual Paulista), Campus de Botucatu e da OSCIP Instituto Giramundo Mutuando - terá a participação do pesquisador da Embrapa Meio Ambiente (Jaguariúna, SP) João Carlos Canuto, em co-autoria com o chefe-geral e pesquisador da Embrapa Clima Temperado (Pelotas, RS), João Carlos Costa Gomes. De acordo com a Comissão Organizadora, o evento tem como objetivo promover amplo debate e aprofundamento acerca de temas vinculados à Agroecologia e ao desenvolvimento rural sustentável.

Pesquisa em Agroecologia é o tema da palestra de abertura, na qual os pesquisadores da Embrapa abordarão a base conceitual da Agroecologia e relações com o processo de construção do conhecimento; o papel estratégico da pesquisa em Agroecologia para a transição a uma agricultura sustentável; agendas de pesquisa para a transição agroecológica; novos métodos de pesquisa para sistemas complexos; e políticas públicas para o avanço do enfoque agroecológico.

Os pesquisadores ministrarão também palestras no Mini-curso na tarde do dia 25.07 sobre Metodologia de pesquisa em Agroecologia. Segundo eles, neste curso serão abordados Introdução aos processos participativos em Projetos Sociais; Métodos e atitudes para facilitar reuniões participativas: preparação e moderação; Diagnósticos participativos; Ferramentas de diagnóstico; Planejamento, Acompanhamento e Avaliação de Projetos Sociais; Construção do conhecimento agroecológico e desenhos experimentais; Fontes do conhecimento agroecológico; Conhecimento científico e popular, diálogo de saberes e construção de métodos mistos de pesquisa e; Ferramentas em processos participativos para diagnóstico, planejamento, monitoramento e avaliação.

A Comissão informa que estão previstas palestras que introduzam o conceito de Agroecologia sobre diversas óticas: a Ciência, o Desenvolvimento Rural Sustentável, o Ensino, a Pesquisa e a Extensão. Serão realizadas também atividades de aprofundamento pertinentes aos temas. Haverá espaços de construção de estratégias e agendas comuns entre as instituições representadas.

O Seminário, voltado para o meio científico e comunidade em geral, está programado para cerca de 1.000 participantes, entre estudantes, técnicos, pós-graduandos, professores, pesquisadores e agricultores e dirigentes de órgãos públicos. “A diversidade nas origens dos palestrantes, bem como do público-alvo permitirão estabelecer as conexões entre as pesquisas realizadas em instituições renomadas, como a Embrapa e em diversas universidades”, informa Beatriz Stamato, diretora geral do Instituto Giramundo Mutuando. O evento será ainda, segundo ela, uma oportunidade para articular ensino, pesquisa e extensão em Agroecologia. “A presença de diversos representantes universitários, entre discentes e professores e pesquisadores, permite que o evento seja um espaço para fomentar inovações curriculares e na pesquisa produzida no país, a Agroecologia, o que permitirá, no futuro, a formação de profissionais capacitados para responder às demandas crescentes por um modelo de produção agrícola sustentável, que faça frente aos desafios do aquecimento global”, salienta a diretora.

Miguel Altieri, expoente pesquisador de sistemas agroecológicos de produção, doutor em Entomologia e docente da Universidade de Berkeley (Califórnia/EUA) estará presente ao evento. Altieri apresentará dados sobre os transgênicos e pesquisas recentes sobre os impactos ambientais da agricultura e formas de superação destes problemas.

Mais informações sobre o evento, programação completa e contatos para inscrição, acesse a página do Instituto Mutuando ou entre em contato pelo e-mail tatiana@mutuando.org.br ou ainda pelo telefone (14) 3814.6878.

Eliana Lima
Jornalista, MTb 22.047
Embrapa Meio Ambiente
Com informações do Instituto Giramundo Mutuando