Embrapa


Embrapa desenvolve protótipos de motores que funcionam com vários combustíveis

Podem funcionar com álcool, carvão, cavacos de madeira, gravetos, palha, restos de culturas de propriedades agrícolas e também com energia solar.

17.4.2007

O pesquisador da Embrapa Meio Ambiente Aldemir Chaim desenvolveu protótipos de motores que funcionam com qualquer tipo de combustível renovável, sendo este sólido, líquido ou gasoso com o objetivo de obter um gerador elétrico para carregar bateria de pulverizador eletrostático, que pode ser utilizado por pequenos produtores rurais.
Os motores são extremamente simples, fáceis de construir, com custo bastante reduzido.
Foto: Aldemir Chaim


Segundo o pesquisador, esse motor transforma qualquer fonte de calor em trabalho útil. “Ele apresenta potência inferior aos motores tradicionais que utilizam gasolina, álcool ou diesel. Apesar disso, tem a vantagem de poder utilizar qualquer tipo de combustível renovável que gere calor, inclusive a radiação solar, contribuindo desta forma para a redução de emissão de poluentes para a atmosfera”, enfatiza ele. Além de combustíveis líquidos como o álcool, podem funcionar também com carvão, cavacos de madeira, gravetos, palha e até restos de culturas de propriedades agrícolas.

O pesquisador explica que são motores extremamente simples, fáceis de construir, com custo bastante reduzido. Os protótipos da Embrapa Meio Ambiente foram confeccionados com latas de conserva, pequenas peças de computador e, conforme o pesquisador, todos já foram testados e têm funcionado bem, inclusive com energia solar. “Os motores foram primeiramente feitos em pequenas dimensões, a fim de verificar qual o grau de dificuldade de sua construção”, explica Chaim.

Além de carregar pequenas baterias, esses motores apresentam várias utilidades para os agricultores, esclarece Chaim. “Eles podem, por exemplo, ser aplicados em bombas d’água em projetos de irrigação, retirada de água de poços para consumo humano e até em projetos de dessanilização de água”, informa o pesquisador. São inúmeras as maneiras práticas de uso, não só na agricultura, mas também como gerador para iluminação de emergência em residências, em atividades de lazer, como camping e pescaria, carregador de celulares, enfim, “pode ser utilizado em qualquer atividade que não necessite de motores muito potentes”, completa ele.

Uma equipe multidisciplinar está sendo formada na Embrapa Meio Ambiente com o objetivo de elaborar projeto de pesquisa e desenvolvimento para o aperfeiçoamento da tecnologia. Uma das atividades é desenvolver motores e moto-bombas que serão construídos com materiais simples. Os planos de construção serão difundidos aos pequenos agricultores, por meio de dias de campo, cartilhas e boletins ilustrativos.

Cristina Tordin
Jornalista, MTb 28.499
Embrapa Meio Ambiente