Embrapa


Embrapa mostra soluções em tecnologia agrícola na 21ª. Agrishow

22.4.2014

A Embrapa apresentará várias novidades tecnológicas na 21ª Agrishow, a maior feira de tecnologia agrícola da América Latina, que ocorre em Ribeirão Preto (SP), de 28 de abril a 2 de maio. A Empresa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, será representada por 18 de suas Unidades, expondo 90 tecnologias envolvendo sistemas de produção integrados, grãos, forrageiras, hortaliças, softwares e sistemas de informação, tecnologia de aplicação de defensivos, agricultura de precisão, saneamento básico rural, entre outras.


Nesta edição, a Embrapa ampliará suas ações de transferência de tecnologia. A exemplo disso, pelo segundo ano consecutivo, proporcionará aos produtores a oportunidade de conhecerem de perto algumas estratégias de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (iLPF). Para isso, apresentará em plots e também em uma área de 16 hectares possíveis arranjos de integração, incluindo alguns com o componente florestal já estabelecido. Outra novidade será a realização de demonstrações de campo no Núcleo de Tecnologias sobre tecnologias de aplicação de defensivos, com foco na calibração da deposição dos produtos nos alvos desejados. Nesta linha, leva para o evento tecnologias que buscam reduzir o uso de defensivos, químicos ou biológicos, devido ao aumento da eficiência do sistema de aplicação, com melhor deposição das gotas sobre os alvos biológicos.

Aplicação de defensivos
A pulverização eletrostática também será destaque. Os pulverizadores - com indução direta ou indireta - têm a capacidade de produzir gotas com carga elétrica inversa à carga das plantas (que atuam como se fossem um para-raios), o que possibilita uma maior atração e melhor deposição de gotas nos locais específicos das plantas. São produtos inovadores, desenvolvidos em parceria com a Bell's Indústria Eletrônica Ltda., que otimizam as aplicações de defensivos na agricultura familiar brasileira, minimizam os custos de aplicação, aumentam a eficiência dos produtos e ajudam a proteger o meio ambiente.

Ainda na linha da tecnologia de aplicação de defensivos, durante a feira será lançada a versão mobile – aplicativo para uso em dispositivos móveis (tablet e celular) – do software Gotas, que ajuda a controlar a quantidade de produtos fitossanitários aplicados na lavoura. O software auxilia a calibrar a deposição de pulverizações para que os alvos biológicos sejam atingidos e, adicionalmente, evitem-se desperdícios e impactos ambientais indesejados.

Informatização do campo
Uma grande diversidade de softwares para técnicos e produtores será apresentada, como por exemplo o ACHA, desenvolvido para avaliação do risco de contaminação hídrica por agrotóxico; o AFSoft, utilizado para análise e quantificação automática de deficiências nutricionais, incidência de doenças e ataque de insetos a partir de imagens digitais; o FieldAgro, destinado à coleta de dados georreferenciados e mapeamento da propriedade e culturas, coleta de amostras georreferenciadas, entre outras; o Gotas, desenvolvido para ajudar os agricultores a controlar a quantidade e a calibração da deposição de defensivos aplicados na lavoura; o Invernada, ferramenta para planejamento da produção de bovinos de corte; o Safira, software que analisa imagens de fibras e raízes e auxilia no monitoramento do sistema radicular das plantas; o Siscob, utilizado para avaliações rápidas e precisas da cobertura vegetal do solo, monitoramento de pragas e doenças e deficiências na lavoura, dentre outros.

Além desses, serão apresentados alguns sistemas interativos, como o Diagnose Virtual, que permite diagnósticos remotos, pela internet, de doenças de milho, feijão e soja; o Planeja (Sistema de Suporte ao Planejamento Agrícola Municipal) que auxilia no planejamento e acompanhamento de atividades agrícolas em cada município brasileiro; e o Sisla (Sistema Interativo de Suporte ao Licenciamento Ambiental) que reúne um conjunto de informações espacializadas, disponíveis na internet e com acesso gratuito, para que consultores e empreendedores possam elaborar pedidos de licença ambiental.

Lançamento
Durante o evento, haverá o lançamento de uma nova versão do sistema Agritempo, sistema de monitoramento que permite o acesso, pela internet, a informações meteorológicas e agrometeorológicas de diversos municípios brasileiros.

Além disso, também terá destaque a apresentação do SOMABRASIL – Sistema de Observação e Monitoramento da Agricultura no Brasil que reúne num único ambiente bases de dados de recursos naturais e agricultura provenientes de várias fontes, e os “Cenários Agrícolas Futuros para Forrageiras”, ferramenta online de consulta e apoio à tomada de decisão, com simulações baseadas em histórico climático e de produção, sendo possível projetar e quantificar o cultivo de pastagens em diferentes regiões do País na atualidade e no horizonte de 2025 e 2050.

Agricultura de precisão
Durante a feira serão apresentados dois modelos comerciais de veículos aéreos não tripulados (VANTs), equipados com câmeras e transmissores, ferramentas utilizadas na captação de imagens de propriedades agrícolas. As imagens são usadas para facilitar o levantamento topográfico, obtenção de mapas detalhados da lavoura, identificar os pontos dos terrenos que estão sujeitos à erosão, localizar pragas na lavoura, detectar diversas deficiências, dentre outras funcionalidades. Os VANts farão dois sobrevoos diários próximo à Tenda da Embrapa na área do Núcleo de Tecnologias (Dinâmicas).

Agricultura Familiar
Esse segmento conquistou definitivamente o seu espaço no evento. Nesta edição, a Embrapa apresenta tecnologias voltadas para o saneamento básico rural; para a desinfecção de solos sem a aplicação de produtos químicos; a produção massal de abelhas sem ferrão para auxiliar na polinização de culturas; composteira doméstica; hortaliças não convencionais; unidade móvel de sombreamento de hortaliças; a identificação e o uso de inimigos naturais no controle de pragas, entre outras.

Uma novidade a ser apresentada é o Tomatec (Tomate Ecologicamente Cultivado) – sistema de produção sem resíduos de agrotóxicos – que envolve o trabalho de conservação de solo e água com a introdução do plantio direto do tomate na palhada, técnicas de fertirrigação, ensacolamento da penca (evita o ataque de brocas e o depósito da calda na casca do fruto), além do manejo integrado de pragas (MIP). O Tomatec produz um tomate limpo, resistente e de excelente aparência, com selo de qualidade e rastreabilidade, o que proporciona ao produtor receber melhor preço pelo seu produto. Vale lembrar que, ao lado da batata, mamão e morango, o tomate é um dos produtos agrícolas que apresentam maior conteúdo de resíduos de agrotóxicos.

Manejo integrado de pragas
Durante a feira será apresentado o balanço da Caravana Embrapa de Alerta para Ameaças Fitossanitárias, promovida pela Embrapa, no período de dezembro de 2013 a março de 2014, cujo objetivo foi levar aos técnicos multiplicadores da extensão rural e de cooperativas, consultores independentes e de associações das principais regiões produtoras agrícolas do País, orientações sobre o manejo das principais ameaças fitossanitárias, incluindo a Helicoverpa armigera. Nesse sentido, o Manejo Integrado de Pragas (MIP) será apresentado e indicado como a melhor estratégia de manejo.

Os visitantes poderão conhecer estas e demais tecnologias na Tenda da Embrapa, no Núcleo de Tecnologias, onde pesquisadores e técnicos estarão à disposição.

Publicações técnicas sobre temas variados também poderão ser adquiridas diretamente no local.

Serviço
21ª AGRISHOW – Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação
Data: 28 de abril a 02 de maio de 2014
Local: Rodovia Antônio Duarte Nogueira, Km 321 - Ribeirão Preto (SP)
Horário: das 8h às 18h
www.agrishow.com.br


Eliana Lima, MTb 22.047
Jornalista - Embrapa Meio Ambiente
meio-ambiente.imprensa@embrapa.br
(19) 3311.2748

Colaboração: Jornalistas das Unidades da Embrapa participantes da feira.