Embrapa


Projeto da Embrapa irá avaliar a sustentabilidade da agricultura brasileira

15.4.2014

A Embrapa Meio Ambiente (Jaguariúna, SP) lidera o projeto SustenAgro que vai desenvolver uma nova metodologia para a avaliação da sustentabilidade dos sistemas de produção de cana de açúcar e soja. O projeto prevê o levantamento de dados dos sistemas de produção mais representativos dessas culturas nas regiões e microrregiões do Centro Sul do Brasil. Hoje, 15 de abril, a equipe se reúne para discutir os resultados dos dois primeiros anos. Inicia-se, portanto, o terceiro ano com boas perspectivas de alcançar as metas traçadas.

O projeto tem por finalidade equacionar as principais questões referentes aos sistemas produtivos agrícolas de modo a possibilitar a utilização racional dos recursos naturais para suprir as necessidades presentes e garantir o suprimento das gerações futuras.

De acordo com a coordenadora Katia de Jesus, pesquisadora da Embrapa Meio Ambiente, foram escolhidos primeiramente dois sistemas de produção com grande expressividade para a agricultura nacional: soja e cana-de-açúcar, mas existe um compromisso da equipe de ampliar as avaliações tendo em vista fornecer informação técnica validada para embasar a formulação de políticas públicas no setor agrícola.

“Considerando que muita informação sobre a sustentabilidade agrícola já foi disponibilizada pela comunidade científica e setor produtivo, o grande desafio da equipe é trabalhar com o grande volume de dados disponíveis e identificar dentre eles os mais importantes de modo a representar com acuidade a diversidade da agricultura nacional garantindo as representatividades regionais e micro regionais”, diz Katia.


Alcance do projeto
Esta nova proposta metodológica será desenvolvida por meio da formulação de indicadores de sustentabilidade nas dimensões ambiental, social e econômica que serão levantados a partir de dados secundários (literatura especializada, banco de dados consagrados, além de outros projetos da Embrapa que tratam do mesmo tema).

Conforme a pesquisadora, “os indicadores de sustentabilidade serão primeiramente avaliados e ajustados por meio da consulta aos especialistas de áreas correlatas. Desse modo, o projeto prevê o desenvolvimento de 4 ferramentas: Banco de Dados SustenAgro, modelo conceitual da sustentabilidade da agricultura, metodologia de avaliação da sustentabilidade agrícola, sistema de alerta sobre as vulnerabilidades agrícolas, empregando o Sistema de Informação Georreferenciada”.

Ainda segundo Katia, “estudar os sistemas de produção agrícolas e as mudanças necessárias para os novos ambientes de produção pode ser a chave para definir os instrumentos para apoiar os produtores de modo mais efetivo”.

“Embora as perspectivas do setor agrícola sejam favoráveis em função do potencial de suprir uma demanda crescente de alimentos e energia de modo mais sustentável, alguns sistemas de produção agrícola sensíveis às mudanças climáticas globais e oscilações nos preços das commodities, carece de uma reestruturação operacional para que volte aos patamares de produção condizentes com o seu grau de importância. Por isso, estratégias e ferramentas que possibilitem orientar políticas públicas podem corrigir o percurso e possibilitar que tanto agricultor quanto a indústria retomem o crescimento de modo sustentável”.

Estão envolvidas no projeto as seguintes instituições: Unidades da Embrapa Meio Ambiente, Informática, Soja, Trigo, Clima Temperado e Cerrados, Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Universidade Federal de Pelotas, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Centro de Tecnologia do BioEtanol (CTBE); Centro de Tecnologia Renato Archer (CTI/MCT); Agencia Paulista de Tecnologia dos agronegócios Polo Centro Sul/DDD/APTA – UPD Tietê, Instituto de Economia Agrícola (IEA), dentre outros colaboradores.


Cristina Tordin
Jornalista, MTB 28499