Embrapa


Projeto com plantas medicinais da Escola Oscarlina, de Jaguariúna, é o premiado pela Embrapa na região Sudeste

31.3.2014

Na região Sudeste, coordenado por Nilce Gattaz, o projeto teve a colaboração de Anibal Santos, Lilia Morais e Maria Cristina Tordin

Em comemoração aos 40 anos da Embrapa e aos 2 anos do lançamento do site Contando Ciência na Web, a Embrapa Informação Tecnológica (Brasília, DF) e a Secretaria de Comunicação promoveram em 2013 um projeto de ação educativa com instituições de ensino fundamental em todas as regiões do Brasil onde unidades da empresa estão localizadas.

Esse projeto teve o objetivo de divulgar os conhecimentos gerados pelos pesquisadores aos alunos e professores das referidas escolas. Cada Unidade da Embrapa desenvolveu o projeto com as escolas seguindo metodologia específica para essa ação. Os projetos foram avaliados por uma comissão seguindo critérios estabelecidos e foram escolhidos os 5 melhores de cada região que serão premiados em evento a ser realizado por ocasião das comemorações do aniversário de 41 anos da Embrapa em Brasília.
Clique na foto para ampliar e fechar

Foto: Alexandre Conceição

A Embrapa Meio Ambiente (Jaguariúna, SP), sob a coordenação da pesquisadora Nilce Gattaz, juntamente com uma equipe de técnicos dessa Unidade, acompanharam o projeto de criação de uma horta de plantas medicinais na Escola Municipal Profª Oscarlina Pires Turato localizada na cidade.

“O objetivo da horta de plantas medicinais foi transmitir aos alunos os conhecimentos sobre a importância e utilização de diversas plantas para a prevenção e tratamento de doenças, tanto por meio do uso dos chás, como também do uso de remédios alopáticos e homeopáticos originados das plantas medicinais”, explica a pesquisadora.

“A horta teve o formato da logomarca da Embrapa. Os alunos coletaram garrafas pet em bares e lanchonetes para plantarem as mudas que foram conseguidas pelos professores e alunos. Com a ajuda de um jardineiro, os alunos plantaram e irrigaram a horta. A partir de agora terão várias plantas medicinais para fazerem seus chás em quaisquer ocasiões”.

Esse projeto foi um dos 5 escolhidos. As professoras Lilian Trommer e Fátima de Castro, bem como a ex-diretora Laura Zóia contribuíram muito para que o projeto fosse realizado e premiado.

Nos dias 23 e 24 de abril acontecerá em Brasília as festividades em comemoração ao aniversário de 41 anos da Embrapa e entre as atividades comemorativas participarão um aluno e um professor das 5 escolas vencedoras que serão premiados pelos organizadores da ação educativa.

Cristina Tordin
Jornalista, MTB 28499