Embrapa


Base de dados de acesso livre registra e disponibiliza pesquisas em agroecologia e agricultura orgânica

21-03-2014

A base de dados Organic Eprints brasileira, desenvolvida no escopo do projeto "Repositório de acesso livre para agroecologia e agricultura orgânica do Brasil", da Embrapa Meio Ambiente (Jaguariúna, SP) com financiamento da Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), em parceria com o International Centre for Research in Organic Food Systems (Icrofs) e Institut National de la Recherche Agronomique (Inra/Avignon), é um repositório de documentos de livre acesso para pesquisas em agroecologia e agricultura orgânica, com mais de 14.000 publicações. O uso é gratuito.

Conforme Maria de Cléofas de Alencar, coordenadora do projeto e editora do Organic Eprints, “já que os repositórios digitais de acesso aberto contribuem diretamente para a melhoria dos processos de comunicação na Ciência, o objetivo foi criar e gerenciar a literatura brasileira em agroecologia e agricultura orgânica e inseri-los no repositório internacional Organic Eprints”. Vários pesquisadores da Embrapa participam dos planos de ação do projeto.

Todos podem depositar seus trabalhos. Também pode-se fazer buscas, registrando-se ou não como usuário, que podem ser realizadas de várias formas: por palavras-chave, assuntos, países, entre outros. São 25.000 usuários registrados e o repositório tem mais de 200.000 visitas por mês.

A terminologia utilizada no Organic Eprints é o Agrovoc, um vocabulário controlado que cobre todas as áreas de interesse da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), incluindo Alimentação, Nutrição, Pesca, Ciências Florestais, Meio Ambiente, entre outras. Atualmente, contém 32.000 conceitos organizados em uma hierarquia onde cada um pode ter a sua tradução para 22 idiomas (veja em http://aims.fao.org/standards/agrovoc/about). São artigos científicos e populares, relatórios, apresentações, descrição de projetos, livros e outras publicações. Para cada um, existe um pequeno resumo com informações sobre os autores, detalhes bibliográficos, se foi avaliado ou não por seus pares.

Além disso, trabalha com metadados, que descrevem os dados com informações úteis para identificar, localizar, compreender e gerencia-los. São usados pelos serviços de informação on-line nos processos de busca de informação, entrega de documentos, autenticação, direitos do autor e arquivamento.

Veja mais no Manual do Usuário em português, disponível em http://www.orgprints.org


Cristina Tordin
Jornalista, MTB 28499