Link para o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento
Link para o Portal do Governo Brasileiro

Primeira circular – março 2007

- 6 a 9 novembro de 2007 -

Campinas, São Paulo, Brasil

 

Local

Instituto Agronômico de Campinas - IAC

Avenida Barão de Itapura, 1481 - Auditório “Otávio Tisselli Filho”

Campinas, SP 


         
    Justificativa e temas.Após quatro anos da última reunião, ocorrida em Ilhéus, Bahia, e 16 anos da última organizada em Campinas, SP, a Embrapa Meio Ambiente e a Fundag - Fundação de Apoio à Pesquisa Agrícola realizarão a IX Reunião Brasileira sobre Controle Biológico de Doenças de Plantas.

Para esta edição os temas do evento estão relacionados com os efeitos de mudanças climáticas globais no controle biológico; controle biológico em cultivo protegido; Trichoderma e Bacillus como agentes de biocontrole; controle biológico de doenças do cafeeiro; investimentos em controle biológico no Brasil e integração de controle biológico de doenças e pragas de ornamentais e hortaliças.

 Proposição de palestras

  • Efeito de mudanças climáticas sobre o controle biológico de doenças de plantas

  • Aspectos atuais e viabilidade técnica do controle biológico de fitopatógenos em cultivo protegido

  • Indução da supressividade de solos a fitopatógenos com emulsão de peixe e esterco de suíno 

  • Produtos naturais de origem microbiana

  • Controle biológico de doenças do café orgânico 

  • Seleção, produção, aplicação e eficiência de Trichoderma para o controle de mofo-branco da soja e do feijoeiro e Fusarium do algodoeiro 

  • Implantação de empresa para produção e comercialização de agentes de biocontrole

  • Bacillus subtilis e Bacillus pumilus para controle biológico de doenças de plantas 

  • Integração de métodos biológicos para o controle de doenças e pragas da cultura do lírio 

  • Integração de métodos biológicos para o controle de doenças e pragas da cultura do Spathiphyllum e Phalaenopsis 

  • Integração de métodos biológicos para o controle de doenças e pragas de hortaliças orgânicas

A maioria dos palestrantes está confirmada, sendo que quatro são do exterior.

 

Resumos. Os resumos encaminhados serão avaliados pela comissão científica e selecionados para apresentação oral ou por meio de pôster. Entretanto, ficará a critério do autor a aceitação da indicação.  Todos os pôsteres deverão ser instalados no início do evento e apenas retirados ao final, sendo que durante as sessões os autores deverão sempre estar presentes.  Já as apresentações orais serão no Auditório e as sessões serão temáticas. Portanto, ao final de cada sessão ocorrerá uma breve mesa redonda, cujo objetivo é permitir uma ampla discussão dos trabalhos apresentados e melhorar a integração entre os participantes.

O conteúdo das palestras será publicado em um livro a ser organizado e distribuído posteriormente a todos os participantes. A comissão organizadora selecionará dentre os resumos os mais adequados a serem publicados como capítulo de livro, na sessão casos, sendo que neste item será dada preferência aos estudantes de pós-graduação.

Todos os resumos serão publicados nos anais, na forma de CD, e na revista Summa Phytopathologica, Volume 34, como suplemento.

Estão programadas para o dia 9.11 visitas a três fazendas que utilizam exclusivamente produtos biológicos ou naturais para o controle de doenças de plantas. Esta atividade será por meio de adesão, com o pagamento das despesas com alimentação e para o transporte até os municípios de Holambra e de Serra Negra, SP.

 

Balcão de negócios. Será disponibilizado um espaço especial para as empresas da área apresentarem seus produtos e realizarem negócios.

 

Local do evento. Campinas é uma cidade com mais de um milhão de habitantes, de fácil acesso tanto por rodovias como aéreo. Possui uma grande estrutura hoteleira e gastronômica. A Região Metropolitana de Campinas é um dos principais pólos tecnológicos do Brasil, contando com diversas instituições de ensino superior, dentre elas a Unicamp e a PUC-Campinas, além dos centros de ciência e tecnologia como as quatro Unidades da Embrapa, o Instituto Agronômico de Campinas, o Instituto Biológico, o Laboratório Nacional de Luz Síncrotron - CNPq, entre outros.  O maior shopping center da América Latina, Parque D. Pedro, está instalado no município. A programação cultural é variada, possuindo em torno de 40 salas de cinema, diversos teatros e parques públicos.

Já o auditório do Instituto Agronômico de Campinas está em local privilegiado, com amplo estacionamento, próximo a hotéis e restaurantes e a 500 metros da Rodoviária.  Para os estudantes existe facilidade de acomodações (repúblicas, hotéis de baixo custo, alojamentos etc.).

 

Esperamos contar com sua participação e antecipadamente agradecemos a atenção.

Comissão Organizadora

Comissão organizadora da Embrapa Meio Ambiente. Marcelo Morandi, Raquel Ghini, Pedro José Valarini, Itamar Soares de Melo, Cristina Tiemi Shoyama, Maria Cristina Tordin, Maria Amélia de Toledo Leme, Agnelo Frizi Filho, Silvana Cristina Teixeira Estevão, Anamaria F. Mayer Dentzien, Luiz Guilherme Rebello Wadt, Margarete E. Nunes Crippa e Cláudia Vaz Crecci.

 

Comitê científico. Wagner Bettiol, Marcelo Morandi, Raquel Ghini, Itamar Soares de Melo e Pedro José Valarini.

Organização




Contatos

Embrapa Meio Ambiente

sac@cnpma.embrapa.br

 

Referência: CP.CCN/ANT.CNPMA Nº05/2007