Anais do Workshop sobre mudanças climáticas e problemas fitossanitários - 12 a 14 de junho de 2012
Apresentação

As mudanças climáticas constituem um dos principais desafios da humanidade no futuro próximo e, especialmente, a agricultura brasileira poderá ser diretamente afetada. Diante disso, a definição de estratégias de mitigação e de adaptação será fundamental para a sustentabilidade dos agroecossistemas. Dentre as várias frentes de impactos apontadas nos relatórios do IPCC, foram identificados como pontos de vulnerabilidade na produção agrícola, os problemas fitossanitários. A ocorrência e a severidade de doenças, pragas e plantas invasoras sofrem influência direta das condições do meio, de modo que as alterações no clima causarão modificações importantes na inter-relação entre os hospedeiros e os agentes causais. Além disso, problemas fitossanitários, hoje considerados de menor importância, poderão tornar-se responsáveis por sérios prejuízos nos cenários futuros e, de modo geral, são ainda pouco estudados.

Assim, o tema deste Workshop é "Mudanças climáticas e problemas fitossanitários" e o objetivo do encontro é discutir os impactos das mudanças climáticas sobre a produção agrícola, considerando os efeitos da temperatura, do aumento da concentração de dióxido de carbono do ar, da radiação UV-B e da distribuição geográfica e temporal.

Voltado para pesquisadores, estudantes, profissionais interessados e agricultores, a programação do evento é composta por palestras e apresentações de resultados de pesquisas que abrangem estudos pioneiros realizados no Brasil nesses grandes temas, com a palestra de abertura que trata de atualidades em mudanças climáticas.

Para os Anais do encontro foram selecionados 52 trabalhos científicos, de excelente nível técnico, demonstrando a maturidade da comunidade científica envolvida apesar de os temas serem muito recentes no país. Parte desses trabalhos são resultados de pesquisas realizadas a partir da rede Climapest, criada em 2009 na Embrapa com o objetivo de avaliar o impacto das mudanças climáticas sobre doenças, pragas e plantas invasoras de importantes culturas para o agronegócio brasileiro.

Os trabalhos estão organizados e disponibilizados para consulta por autores e temas, sendo os temas dispostos em três grupos, com o primeiro cobrindo os assuntos de: Cenários climáticos; Efeitos do CO2; Efeitos da UV-B; Efeitos da temperatura; e Distribuição geográfica; o segundo grupo: Doenças; Pragas; Plantas invasoras; Microbiota; e Controle biológico; e por último: Espécies florestais; Forragicultura; Frutíferas; Grandes culturas; Grãos; e Hortaliças. Os trabalhos apresentados nesta publicação materializam os esforços na geração de conhecimento em mudanças climáticas e problemas fitossanitários e ressaltam a importância da formação de rede de pesquisa bem articulada, como o Climapest, para o alcance de importantes resultados em tempo relativamente curto.

Em nome da Comissão Organizadora, reitero que nos sentimos muito honrados com sua participação e contribuição ao Workshop sobre Mudanças Climáticas e Problemas Fitossanitários.

Emília Hamada
Coordenadora da Comissão Organizadora

Valid HTML 4.01 Transitional CSS válido!